Novalgina®️ para dor de cabeça: ação da dipirona, indicação e mais
5 min
Assunto
Quem nunca teve dor de cabeça que atire a primeira pedra. Brincadeiras à parte, se você não sofre com isso, você é exceção. Afinal, 95% da população apresentará alguma dor de cabeça ao longo da vida, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia.1 O cenário não é nada legal. Se pensarmos em dor de cabeça forte, então, nem se fala.
E na busca de alívio para esse desconforto, as pessoas se perguntam sobre Novalgina®️ para dor de cabeça. O medicamento, com apresentações para uso adulto e pediátrico, é à base de dipirona monoidratada e atua como analgésico e antitérmico.2-6
Fique com a gente e entenda a ação da dipirona para dor de cabeça e as indicações de Novalgina®.
Mas antes, um recado importante: dor de cabeça até pode ser algo comum, mas não é normal. A dor é um sinal de que alguma coisa não vai bem. Portanto, não deve ser ignorada.1
O que fazer diante de dor de cabeça muito forte? Procure um médico! Mas busque ajuda também nos primeiros incômodos. Não espere a situação piorar. Consulte um especialista em casos de dor persistente ou que incomode a rotina.1
Mas afinal, Novalgina® serve para quais dores de cabeça?
Aqui vale uma pausa para algumas explicações antes de entrarmos nos detalhes sobre Novalgina® para dor de cabeça. Você sabe o que é dor de cabeça tensional e enxaqueca?

Já a enxaqueca, também chamada de migrânea, é outra cefaleia primária e está presente em 15,8% da população, sendo mais comum em mulheres. Trata-se de uma dor de cabeça de forte intensidade, latejante, pulsátil, que piora com as atividades do dia a dia e pode estar associada a náuseas e vômitos.8
E qual Novalgina® é indicada para cada tipo de dor de cabeça?

Como a Novalgina®️ age na dor de cabeça?
Em quanto tempo a Nolvagina®️ começa a aliviar dor de cabeça?

Novalgina® para dor de cabeça de adultos e crianças
NOVALGINA ®️ (dipirona monoidratada). Indicação: analgésico e antitérmico. M.S.: 1.8326.0351. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Julho/2024. MAT - 2403126
- Sociedade Brasileira de Cefaleia. Ter dor de cabeça é comum, mas não é normal. Disponível em https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=2. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Novalgina® Comprimido simples 500mg/1g. [Bula do produto - versão do profissional da saúde]. Opella Medley Farmacêutica Ltda. 23/02/2024.
- Novalgina® Comprimido efervescente 1g. [Bula do produto - versão do profissional da saúde]. Opella Medley Farmacêutica Ltda. 23/02/2024.
- Novalgina® Solução oral. [Bula do produto - versão do paciente]. Opella Medley Farmacêutica Ltda. 15/02/2024.
- Novalgina® Gotas. [Bula do produto - versão do paciente]. Opella Medley Farmacêutica Ltda. 15/02/2024.
- Novalgina® Supositório. [Bula do produto - versão do paciente]. Opella Medley Farmacêutica Ltda. 15/02/2024.
- Tulunay et al. The efficacy and safety of dipyrone (Novalgin) tablets in the treatment of acute migraine attacks: a double-blind, cross-over, randomized, placebo-controlled, multi-center study. Funct Neurol. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15595715/. Acesso em 28 de junho de 2024.
- Academia Brasileira de Neurologia – Departamento Científico de Cefaleia Sociedade Brasileira de Cefaleia. Protocolo nacional para diagnóstico e manejo das cefaleias nas unidades de urgência no Brasil – 2018. Disponível em https://sbcefaleia.com.br/images/file%205.pdf. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Ramacciotti, A.; Atallah, A.; Soares, B. Dipyrone for acute primary headaches: a Systematic Review. Disponível em https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/download/8708/6241/36346. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Knappmann, A.; Melo, E. Qualidade de medicamentos isentos de prescrição: um estudo com marcas de dipirona comercializadas em uma drogaria de Cascavel (PR, Brasil). Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/HNPDvRVPgmszCpNChfK9XDR/?lang=pt. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Santos, V. Como o medicamento sabe onde está a dor? Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-o-medicamento-sabe-onde-esta-a-dor.htm. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Hilário, M.; Terreri, M.; Len, C. Antiinflamatórios não-hormonais: inibidores da ciclooxigenase. Disponível em https://www.scielo.br/j/jped/a/xw7Py6gTnnHtvC3z3sJ4XTm. Acesso em 16 de junho de 2024.
- Hospital infantil Sabará. Dores de cabeça. Disponível em https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/dores-de-cabeca/. Acesso em 28 de junho de 2024.
- Calculadora de Dosagem. Site de Novalgina®. Disponível em https://www.novalgina.com.br/dosagem-novalgina/. Acesso em 28 de junho de 2024.