O que causa febre? Entenda essa reação
5 min
Assunto
De repente, aquele mal-estar e a sensação do corpo esquentando. Esses são sinais clássicos de um quadro de febre1. Mas o que causa febre, afinal?
Estamos aqui para tirar suas dúvidas e te ajudar a entender o que acontece no corpo quando há febre. Vamos conversar sobre o que pode causar febre em bebês e crianças, as causas das febres nos adultos e também entender o que causa febre emocional. Vamos falar ainda da relação do aumento da temperatura corporal com casos de gripes e resfriados.
Venha com a gente! Entender essa reação pode te ajudar a levar mais conforto aos pequenos e aos maiores e até a ficar um pouco mais tranquilo diante da situação.
Por que temos febre?
Quantos graus é febre
Esta não é uma pergunta tão fácil de ser respondida. É importante lembrar que a temperatura do nosso corpo varia ao longo do dia. Durante a manhã, por exemplo, ela é mais baixa, enquanto no final da tarde ela atinge o seu máximo1.
Ao pensarmos em qual temperatura é febre, em linhas gerais podemos citar a temperatura axilar acima de 37,2 ºC. Esse valor muda também dependendo do local onde é feita a medição (oral, retal, axilar ou auricular)1.
Além disso, a temperatura também pode variar conforme a idade do paciente. Bebês possuem temperatura corporal naturalmente mais elevada que adultos. A partir de 1 ano essa diferença tende a diminuir1.
Mas o que é virose?
A febre aparece na presença de agentes infecciosos e outras ameaças ao bem-estar do organismo. Podemos citar bactérias, vírus, fungos ou suas toxinas como exemplos de agentes infecciosos. E agentes tóxicos, drogas e antígenos como substâncias não infecciosas que também desencadeiam um processo de febre1.
E cada organismo se comporta de uma maneira, assim como os adultos são diferentes dos pequenos. Recém-nascidos e bebês, por exemplo, correm mais riscos de apresentar certas infecções ou doenças mais graves porque ainda não contam com o sistema imunológico totalmente desenvolvido2.
Portanto, vale também entender as principais causas de febre em diferentes idades.

Além disso, infecções bacterianas, como as infecções do ouvido (otite média), dos seios nasais, do trato urinário e a pneumonia também estão entre as causas de febre em bebês e crianças2.
Nesses casos geralmente há uma febre aguda, que dura, no máximo, 14 dias. Depois desse tempo, a febre já é considerada crônica2.
Há ainda causas menos comuns de febres agudas, como efeitos colaterais de vacinas ou de certos medicamentos, insolação, infecções bacterianas da pele ou das articulações e até infecções virais ou bacterianas do cérebro ou dos tecidos que o recobrem2.
Já a febre crônica é causada geralmente por alguma doença viral que se prolongou ou que se deu de forma consecutiva, especialmente em crianças pequenas2.
Infecções e os quadros listados abaixo fazem parte de o que causa febre crônica, que dura mais tempo2:
- hepatite2;
- sinusite2;
- pneumonia2;
- bolsas de pus no abdômen (os chamados abscessos abdominais)2;
- infecções do aparelho digestivo causadas por bactérias ou parasitas2;
- infecções ósseas ou cardíacas2;
- tuberculose2.
Para completar a lista do que pode causar febre crônica nos pequenos, temos os motivos não infecciosos2. Entre eles, podemos citar:
Febre durante gripes e resfriados
Já vimos que as infecções virais respiratórias fazem parte da lista de porque temos febre. E tanto gripe quanto resfriados são questões respiratórias causadas por vírus, mas a febre é mais vista em quadros de gripe5.

A gripe é tipicamente causada pelo vírus influenza - e você provavelmente já ouviu falar nele. Os sintomas de gripe também são amplamente conhecidos e, além da febre, incluem dores no corpo, cansaço e vermelhidão no rosto5.
E quanto tempo dura uma gripe? Os sintomas corporais, como a febre, tendem a diminuir entre o segundo e o quarto dia. Já os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. E assim como no resfriado, a presença de secreções nasais e espirros é comum na gripe5.
Já o resfriado é causado, em sua maioria, pelo rinovírus. Coceira no nariz ou irritação na garganta costumam ser os primeiros sinais. Espirros e secreções nasais vêm logo na sequência, bem como a congestão nasal5.
Diante desse quadro, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre. Se tiver, costuma ser febre baixa5.
E o que causa febre emocional?
Seguindo com a lista do que causa febre, é interessante ressaltar também esse outro tipo de febre, a emocional.
Aqui não temos um caso de gripe ou uma infecção envolvida, mas algo ligado às emoções. A febre emocional, ou febre psicológica, também conhecida como febre psicogênica, faz parte das chamadas doenças psicossomáticas6.
Geralmente, o que causa febre emocional é o estresse. Além disso, pesquisas apontam que esse quadro é mais visto em mulheres jovens6.
A temperatura dessa febre varia. Alguns pacientes chegam a desenvolver uma temperatura corporal central extremamente alta, de até 41°C. Mas, em outros casos, algumas pessoas podem apresentar uma febre baixa, entre 37ºC e 38ºC, diante de situações de estresse crônico6.
A ciência ainda não chegou a uma conclusão definitiva a respeito do mecanismo da febre psicogênica. Porém, o que já se sabe, a partir de relatos de casos clínicos, é que esse tipo de febre não melhora usando medicamentos antitérmicos. O que ajuda é agir sobre o estresse, ou seja, o que causa a febre6.
O que fazer diante de um quadro de febre?
junho/2023 - MAT-BR-2301925
- Murahovsch J. A criança com febre no consultório. Jornal de Pediatria. Vol.79, Supl.1, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/jFq9jVMGQyXns5KqXwLXT7p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 03 de abril de 2023.
- Consolini DM. Febre em bebês e crianças. Manual MSD. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/sintomas-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/febre-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as?query=febre%20em%20crian%C3%A7as. Acesso em 03 de abril de 2023.
- Avner J, Baker M. Management of fever in infants and children. Emergency medicine clinics of North America. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/11533007_Management_of_fever_in_infants_and_children/link/5b4cde1545851507a7a5abbb/download. Acessado em 21 de março de 2023.
- Bush LM. Febre em adultos. Manual MSD. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/biologia-das-doen%C3%A7as-infecciosas/febre-em-adultos. Acesso em 03 de abril de 2023.
- Gripes e resfriados. Biblioteca Nacional em Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/. Acesso em 05 de abril de 2023.
- Oka T. Psychogenic fever: how psychological stress affects body temperature in the clinical population. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4843908/. Acesso em 04 de abril de 2023.
- Novalgina gotas. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/gotas/bula/. Acesso em 13 de abril de 2023.
- Para que serve a Novalgina. Site do produto. Disponível em https://www.novalgina.com.br/para-que-serve-novalgina. Acesso em 04 de abril de 2023.
- Novalgina solução oral. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/solucao-oral/bula/. Acesso em 13 de abril de 2023.