Como aliviar dor de cabeça? Veja dicas simples!

A dor de cabeça é um problema bastante comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, são mais de 150 tipos registrados. Algumas dores costumam ser mais intensas que outras, mas todas são incômodas1. E é aí que mora a pergunta: como aliviar a dor de cabeça?

Para começar, é importante compreender a causa e o tipo da dor. O tratamento para a enxaqueca é diferente da conduta diante de uma dor de cabeça tensional, por exemplo2.

E quem vai te ajudar nesse momento? O médico! É ele quem pode investigar os motivos pelos quais você está sentindo dores de cabeça, traçar um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

É possível conversar com o profissional tanto sobre alternativas naturais, como o uso de ervas em infusões ou técnicas de aromaterapia3,4 quanto sobre a administração de medicamentos. Quando indicado, os analgésicos para dor de cabeça2,5,6, como Novalgina®7, podem ajudar.

Continue lendo para saber formas de lidar com o incômodo, qual chá para dor de cabeça costuma ser mais indicado e outras dicas para diminuir a intensidade da cefaleia. A ideia é te ajudar na busca por mais bem-estar. Ainda assim, reforçamos que, se o problema persistir, a dor piorar ou surgir qualquer dúvida, é fundamental procurar um médico. Cuide bem de você!


Como aliviar a dor de cabeça sem remédio?

Se você é do time dos pais, das mães e dos cuidadores que vivem cansados com a rotina de jornada dupla (ou até tripla) para dar conta do trabalho, de casa e da família, já deve ter sido surpreendido por uma crise de dor de cabeça tensional ou enxaqueca no decorrer ou no final do dia. Essas duas dores são bastante comuns1 e, por isso, merecem destaque nessa conversa.

Veja algumas características dessas cefaleias e sugestões que podem trazer alívio e conforto sem o uso de medicamentos.

Dor de cabeça tensional

Essa é a dor de cabeça mais frequente no mundo1. Ela surge, em geral, no final da tarde, e normalmente está relacionada a estresse, seja ele físico (cansaço, exagero de atividade física, especialmente no calor e sob o sol), muscular (posicionamento do pescoço no sono ou no trabalho) ou emocional2.

Geralmente a dor, nesse caso, é moderada e não piora com o esforço. Ela pode ser bilateral, ou na parte da frente ou atrás da cabeça1. É percebida como uma sensação de aperto ou pressão2.

E como aliviar essa dor de cabeça? De forma geral, ficar alguns instantes em silêncio e em repouso, em ambientes sem luz, pode ser bom para amenizar os sintomas da cefaleia tensional8.

Também é válido procurar válvulas de escape e entender melhor as causas do estresse e da ansiedade. Vale tentar praticar de exercícios e meditar, visando melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, aliviando as dores tensionais8.

Pais e mães, que tal tentarem reservar um momento na agenda para cuidar de vocês e relaxaram um pouco? Alguns minutos de calma são bem-vindos! Além disso, buscar ajuda profissional para lidar com o estresse também é uma forma de se cuidar!

Para prevenir novas crises, a recomendação médica ainda inclui:

  • ter um sono regular2;
  • evitar bebidas alcoólicas2;
  • controlar o estresse (com técnicas de relaxamento e atividade física leve, por exemplo)2.

Enxaqueca

A enxaqueca também é bastante comum. Dados mostram que, no Brasil, a prevalência anual da enxaqueca é de 15,8%, acometendo cerca de 22% das mulheres e 9% dos homens, com pico de prevalência entre 30 e 50 anos2.

A dor de cabeça durante uma crise de enxaqueca costuma ser forte, além de latejante/pulsátil. Diferente da cefaleia tensional, ela piora com atividades do dia a dia2.

Dentre as dicas para aliviar a dor de cabeça nesse caso está beber bastante água9. Isso mesmo! De acordo com a American Migraine Foundation, cerca de um terço das pessoas com enxaqueca afirmam que a desidratação desperta essa dor debilitante. E, às vezes, a crise pode ser interrompida ao beber um copo de água10.

Detalhe de homem se servindo de um copo de água. O copo e o jarro são transparentes.

Outras estratégias que podem ajudar a amenizar a enxaqueca incluem:

  • repousar em um ambiente com pouca luz, que seja tranquilo e silencioso2;
  • permanecer em um lugar fresco, mas evitar se deitar9;
  • comer moderadamente9.

Terapias complementares para aliviar a dor de cabeça

Também é possível buscar alívio para as dores de cabeça com outras técnicas, ainda sem o uso de remédios tradicionais. A terapia fitoterápica (botânica), por exemplo, tem sido usada como tratamento para dores de cabeça há milênios4.

A prática pode ser dividida em três categorias principais: oral, tópica (aplicação na pele) e "aromaterapia"4. Além de ajudar com as dores, essas técnicas trazem acolhimento, calma e nos ajudam a cuidar mais de nós mesmos.

Veja em detalhes o que você pode fazer e, se ficar com alguma dúvida, converse com um médico ou especialista nessas terapias.

Chá para dor de cabeça

Mulher sentada no sofá parece feliz ao sentir o aroma do seu chá quentinho.

Separamos alguns exemplos de ingredientes que rendem bons chás para dor de cabeça:

  • gengibre: é considerada uma raiz que interrompe náuseas4, sintoma que pode aparecer junto com a enxaqueca1;
  • valeriana: trata-se de uma planta que tem sido usada como sedativo4, o que contribui para a redução do estresse envolvido em dores de cabeça tensionais11;
  • camomila: tem compostos naturais calmantes12 e parece ser útil para prevenir náuseas, ainda que este último benefício careça de comprovações4;
  • menta e hortelã-pimenta: podem ser interessantes em casos de cefaleia por estresse12;
  • tanaceto: essa variedade de margarida12 tem sido utilizada por séculos para aliviar dor, febre e dor de cabeça, mas enquanto há estudos que falam que ela ajuda a diminuir a frequência das crises de enxaqueca, outros não conseguiram demonstrar seus benefícios4.
  • folhas de maracujá: apesar da falta de evidências científicas, essas folhas são conhecidas por suas propriedades que relaxam a musculatura e aliviam as tensões4.

Chás são usados desde a antiguidade4. Converse com seu médico para avaliar se vale a tentativa de elegê-los como aliados para a sua dor de cabeça.

Óleos essenciais para dor de cabeça

Partindo para a aromaterapia, é possível dar uma forcinha para aliviar as dores de cabeça aproveitando os benefícios dos óleos essenciais. Eles podem ser usados em uma massagem ou em um difusor4. Veja alguns exemplos:

  • eucalipto: ele tem sido incluído em remédios para tosse e resfriado por anos e mostrou benefícios na melhora da dor e pressão sinusais. É conhecido na aromaterapia por aliviar dor de cabeça também13;
  • lavanda: o óleo tem propriedades que contribuem para aliviar o estresse e induzir uma resposta calmante no corpo. Com isso, pode ser usado antes de dormir, para ajudar a relaxar, e também pode trazer alívio para quem sofre com dor de cabeça tensional13;
  • camomila-romana: mostrou ter benefícios tanto anti-inflamatórios quanto sedativos13.

Também é possível usar óleos como alecrim, sândalo e tanaceto na aromaterapia para dores de cabeça4.

Acupuntura para dor de cabeça

A acupuntura é mais uma opção de tratamento complementar para aliviar dor de cabeça. Pesquisas mostram que, em um ano, pacientes que utilizaram a acupuntura tiveram menos crises de dor, usaram menos medicamentos, tiveram de ir menos vezes ao médico e ainda faltaram menos ao trabalho do que aqueles que estavam no grupo de controle14.

Lembrando que essa prática, assim como as demais terapias, deve ser feita por um profissional da área.

Massagem para dor de cabeça

Você certamente já ouviu falar sobre o poder terapêutico de uma boa massagem — ou teve a sorte de senti-lo na pele.

Pois bem: essa é uma técnica que relaxa, melhora o humor e manda o estresse para longe ao diminuir o cortisol da corrente sanguínea15. E tudo isso pode ser uma ajuda e tanto para pessoas com cefaleia tensional, já que costuma ser desencadeada por tensões acumuladas16.

Converse com um massagista ou fisioterapeuta para entender quais pontos específicos do corpo devem ser estimulados na massagem para dor de cabeça.

Técnicas de relaxamento

Mulher sentada na posição de lótus, de olhos fechados, meditando em sua sala de estar

Meditação, respiração profunda e consciência corporal também podem ajudar a diminuir os incômodos. Essas práticas contribuem para alívio do estresse e relaxamento muscular17.

Compressa para dor de cabeça

A compressa fria para dor de cabeça tem um efeito "dormente” que pode aliviar a dor da enxaqueca. Já as bolsas quentes e almofadas térmicas ajudam a relaxar os músculos tensos18, associados à dor de cabeça tensional2.

Quando usar analgésicos para dor de cabeça?

Quando a dor de cabeça se recusa a ir embora, o uso de analgésicos de venda livre pode trazer alívio para o sintoma. A maioria das crises de dor de cabeça tensional, por exemplo, é resolvida com uma dose de analgésico comum. Nesse caso, o médico pode indicar um remédio que o paciente já esteja acostumado2.

Novalgina® é um medicamento analgésico7 e serve para dor de cabeça tensional. Estudos já demonstraram a eficácia da dipirona, substância ativa de Novalgina®, para quadros de cefaleia tensional6.

Dipirona também pode ser usada, quando indicado, para aliviar as crises de enxaqueca. A substância ajuda a aliviar dores moderadas e intensas5.

Há versões de Novalgina® com 500 mg e 1 gr de dipirona. O medicamento começa a agir entre 30 e 60 minutos após a administração7.

Saiba mais sobre os tipos de Novalgina®.

Lembre-se de que a dor de cabeça é um sintoma comum, mas que não deve ser ignorado. Se as cefaleias atrapalharem suas atividades diárias, trabalho ou vida pessoal, é hora de consultar um médico19.


Janeiro/2024. MAT- BR- 2400813.

Referências bibliográficas:
  1. Esmanhotto B. Tipos de dores de cabeça. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: https://www.sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  2. Speciali J., Kowacs F., Jurno M. et al. PROTOCOLO NACIONAL PARA DIAGNÓSTICO E MANEJO DAS CEFALEIAS NAS UNIDADES DE URGÊNCIA DO BRASIL - 2018. Academia Brasileira de Neurologia – Departamento Científico de Cefaleia Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/images/file%205.pdf. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  3. Mauskop A. Alternative therapies in headache: Is There a Role?. ScienceDirect. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025712505703606?via%3Dihub. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  4. Levin M. Herbal Treatment of Headache. American Headache Society. Disponível em: https://sci-hub.se/https://headachejournal.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1526-4610.2012.02234.x. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  5. Tulunay F, Ergün H, Gülmez S et al. The efficacy and safety of dipyrone (Novalgin) tablets in the treatment of acute migraine attacks: a double-blind, cross-over, randomized, placebo-controlled, multi-center study. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15595715/. Acesso em 12 de janeiro de 2024.
  6. Martínez-Martín P, Raffaelli Jr, Titus F et al. Efficacy and safety of metamizol vs. acetylsalicylic acid in patients with moderate episodic tension-type headache: a randomized, double-blind, placebo- and active-controlled, multicentre study. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11472387/. Acesso em 12 de janeiro de 2024.
  7. Bula de Novalgina® 500mg/1g.
  8. Hospital São Luiz. Cefaleia Tensional. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/cefaleia-tensional. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  9. Ministério da Saúde. Cefaleia/Enxaqueca. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/56cefaleia.html. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  10. American Migraine Foundation. Top 10 Migraine Triggers and How to Deal With Them. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/top-10-migraine-triggers/. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  11. Azizi H, Shojaii A, Hashem-Dabaghian F, Noras M. Effects of Valeriana officinalis (Valerian) on Tension-type Headache: A Randomized, Placebo-controlled, Double-blind Clinical Trial. Avicenna Journal of Phytomedicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7256276/. Acesso em 19 de janeiro de 2024.
  12. National Headache Institute. What is The Best Tea for Headaches? Disponível em: https://nationalheadacheinstitute.com/blog/best-tea-for-headaches/. Acesso em 19 de janeiro de 2024.
  13. National Headache Institute. Making Scents of Migraines: Aromatherapy May Actually Help Your Headache. Disponível em https://nationalheadacheinstitute.com/blog/aromatherapy-headache-pain-relief/. Acesso em 22 de janeiro de 2024.
  14. Vickers AJ, Rees RW, Zollman CE et al. Acupuncture of chronic headache disorders in primary care: randomised controlled trial and economic analysis. Health Technol Assess. Disponível em https://www.journalslibrary.nihr.ac.uk/hta/hta8480/#/full-report. Acesso em 22 de janeiro de 2024.
  15. Giero M. Teorias e Técnicas de Massagem. Uniasselvi. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=22921. Acesso em 19 de janeiro de 2024.
  16. American Massage Therapy Association. Massage and Headache Relief. Disponível em: https://www.amtamassage.org/publications/massage-therapy-journal/massage-and-headache-relief/. Acesso em 12 de março de 2024.
  17. American Migraine Foundation. Alternative treatments for migraine. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/alternative-treatments-migraine/. Acesso em 18 de dezembro de 2023.
  18. Mayo Clinic. Migraines: Simple Steps to Head Off the Pain. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/migraine-headache/in-depth/migraines/art-20047242. Acesso em 19 de janeiro de 2024.
  19. Mayo Clinic. Headaches: Treatment depends on your diagnosis and symptoms Print. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/chronic-daily-headaches/in-depth/headaches/art-20047375. Acesso em 18 de dezembro de 2023.