Dor de ouvido: o que é, causas e por que é mais comum em crianças?

Sentir dor de ouvido não é nada bom. Essa é uma queixa comum, especialmente em crianças, mas os adultos também podem sofrer com esse incômodo1,2. E agora, o que fazer diante da dor de ouvido, seja nos pequenos e ou adultos?

Confira, a seguir, as principais causas da dor de ouvido, os sintomas que costumam acompanhá-la e quais seriam os melhores tratamentos.

O que causa dor no ouvido?

A causa mais comum1 da dor no ouvido é um tipo de infecção e inflamação local chamada otite3. Logo, logo vamos falar mais sobre essa condição.

Mas antes de entender melhor o que é otite, é preciso deixar claro que existem outras causas que podem estar por trás das dores no ouvido1. São elas:

  • mudanças na pressão do ar1;
  • acúmulo de cera de ouvido1;
  • lesões no ouvido ou tímpano1;
  • presença de corpos estranhos no ouvido1.

Além disso, a dor no ouvido também pode estar relacionada com outros problemas que acabam se refletindo no órgão1. É o caso de:

  • alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula (ATM)1;
  • infecções dentárias1;
  • hábito de ranger os dentes1.

Recado dado, vamos, agora, entender o que é otite — a causa mais comum de dor no ouvido1, como já comentamos por aqui — e como ela se manifesta nas pessoas? Continue com a gente!

O que é otite?

Otite é o termo que os médicos usam para se referir a infecções e inflamações que atingem a região do ouvido, trazendo bastante dor e desconforto3. Mas se engana quem pensa que existe só um tipo de otite. Veja aqui os três principais:

Otite média

A otite média é mais comum em crianças2 e pode ser causada pelo vírus da gripe e resfriado ou, ainda, devido a quadros de sinusite3. Isso acontece quando os vírus que trazem essas doenças conseguem viajar do trato respiratório até chegar no ouvido4.

Esse tipo de otite acomete uma região chamada de trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio, que fica atrás do tímpano, à parte posterior do nariz2.

Para saber mais sobre o assunto, leia também este conteúdo que relaciona febre à otite média em bebês e saiba mais sobre as infecções que podem causar dor de ouvido em crianças.

Otite externa

Já a otite externa pega em cheio o canal auditivo e costuma perturbar crianças e adultos5, podendo ser desencadeada por infecções bacterianas e fúngicas e alergias6.

Eczemas, acúmulo de água no ouvido (que pode acontecer após dar um mergulho na piscina, por exemplo) e uso de protetores auriculares são fatores que colaboram. E tudo isso também “irrita” o canal auditivo, culminando em dor no ouvido2.

Otite interna

A otite interna pode acontecer em qualquer idade, mas afeta mais os adultos7. Trata-se de algo complicado, pois as infecções virais ou até bacterianas2 chegam até o ouvido interno, região em que está localizado o nosso labirinto, que dá a noção de equilíbrio. Por isso, ter esse tipo de problema pode levar a complicações como a labirintite2.

Sintomas da otite

Quando falamos em otite média, frequente entre as crianças2, os sintomas mais comuns incluem:

  • dor de ouvido com possíveis secreções na orelha3;
  • perda temporária da audição3;
  • ouvido tampado (aquela sensação de ouvido entupido mesmo, sabe?)8;
  • febre3;
  • irritabilidade3;
  • vômitos e diarreia3.

Vale também ficar atento a um sinal muito claro que as crianças e bebês dão quando estão com otite média, que é o ato de puxar ou esfregar as orelhas4.

No caso da otite externa, preste atenção nesses incômodos:

  • dor de ouvido3;
  • eliminação de secreção na orelha3;
  • perda temporária da audição3;
  • ouvido tampado8;
  • coceira intensa no ouvido3.

E, para finalizar, é assim que a otite interna tende a se manifestar:

  • dor de ouvido7;
  • zumbido no ouvido7;
  • tontura e vertigem7;
  • falta de equilíbrio7;
  • problemas na audição7;
  • náuseas e vômitos7.

Dor de ouvido em criança: por que é tão comum?

De acordo com a pediatra Fabiane Durão, do Rio de Janeiro, é a anatomia da tuba auditiva dos pequenos que influencia a alta incidência de otite média na infância.

“Enquanto a dos adultos é longa e oblíqua, a das crianças é mais curta e horizontal. Isso facilita o acúmulo de fluidos [decorrentes das infecções], que conseguem circular com mais facilidade entre o nariz e o ouvido”, explica.

A médica também destaca a baixa imunidade típica da faixa etária como outra causa para a dor de ouvido em criança, já que isso favorece o desenvolvimento de infecções nas vias aéreas.

Ela ainda completa, afirmando que a vulnerabilidade também é maior porque, nessa idade, as crianças têm bastante contato umas com as outras, o que facilita a propagação de vírus.

Há, ainda, a questão da umidade que pode se acumular no ouvido das crianças (principalmente aquelas que praticam natação), abrindo espaço para a otite externa2.

E a dor de ouvido em adulto?

A dor de ouvido em adulto também pode acontecer pela proliferação de bactérias, fungos e vírus persistentes e por conta de alergias3.

Tanto a otite externa quanto a interna, que geralmente incomoda os mais velhos2,5,7, dão as caras a partir de algumas brechas do dia a dia, como o excesso de umidade no ouvido e uso frequente de protetores de ouvido contra barulho, para citar alguns exemplos2.

Mas, ainda assim, a dor de ouvido em adulto decorrente de infecções aparece com menos frequência do que nas crianças9.

Saindo um pouco da otite, os adultos também podem sofrer com dor no ouvido por outros motivos que já mencionamos: o acúmulo de cera, as mudanças na pressão do ar (vale para quem viaja bastante de avião), o hábito de ranger os dentes por estresse, a ATM1…

Como aliviar a dor de ouvido

O tratamento da dor no ouvido varia de acordo com a causa por trás do incômodo. Se o problema é o acúmulo de cera, por exemplo, o médico pode recomendar o uso de medicamentos que a amolecem ou até mesmo fazer uma limpeza no seu canal auditivo1.

Mas quando a razão da dor no ouvido são infecções e inflamações que acometem o ouvido, como a otite, essas dicas podem te ajudar:

1. Leve calor para a região dolorida

Colocar uma toalha ou uma bolsa térmica quentinha na parte externa da orelha pode trazer certo conforto para amenizar a dor no ouvido1.

2. Durma em uma posição favorável

O ideal é que o seu ouvido dolorido não fique apoiado no travesseiro. Além disso, procure dar um bom suporte para a cabeça com o uso de dois travesseiros9.

3. E remédio para dor de ouvido?

A otite média costuma melhorar sem grandes intervenções em cerca de sete dias1. Mas o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e, em último caso, antibióticos, pode ser indicado pelo médico, associado a limpezas nasais3.

Em casos de otite externa, o médico que te acompanha deverá avaliar se é preciso recorrer a remédios para dor de ouvido, como soluções antibióticas e antimicóticas (para fungos) associadas a outros procedimentos3.

Antivirais, antibióticos e anti-inflamatórios podem ser indicados no consultório para otites internas7.

Como Novalgina pode ajudar?

Como a otite pode vir acompanhada de febre, decorrente de infecções, o uso de antitérmicos para controlar a temperatura corporal pode ser recomendado3. Nesse caso, Novalgina Solução Oral 50mg/mL, que é tem ação analgésica e antitérmica, é uma aliada das crianças e bebês acima de três meses10.

Já adultos e adolescentes a partir de 15 anos podem contar com Novalgina Comprimidos 1g, também eficaz para baixar a febre11.

É importante ressaltar que Novalgina não trata a dor de ouvido, e sim alivia a febre10,11 que pode aparecer como consequência dessa infecção e inflamação, combinado?

Guarde bem esse conteúdo para manter você e as pessoas que ama fora do radar das otites e demais dores no ouvido!

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde da família inteira? Aqui estão os conteúdos que podem ser úteis para você:


Médica entrevistada: Dra. Fabiane Ferreira Durão
CRM-RJ: 684635

MAT-BR-2303858. Agosto/2023.

Referências bibliográficas:
  1. Health Direct Australia. Earache. Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/earache. Acesso em 28 de junho de 2023.
  2. National Health Service United Kingdom. Ear Infections. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/ear-infections/. Acesso em 28 de junho de 2023.
  3. Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Otite: Conheça as Causas, Sintomas e Tratamentos Disponíveis. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/noticias/?p=312522. Acesso em 28 de junho de 2023.
  4. Health Direct Australia. Otitis Media (Middle Ear Infection). Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/otitis-media. Acesso em 28 de junho de 2023.
  5. Hui CP. Acute Otitis Externa. Paediatrics & Child Health. Disponível em: https://academic.oup.com/pch/article/18/2/96/2647038. Acesso em 28 de junho de 2023.
  6. National Health Service Inform Scotland. Otitis Externa. Disponível em: https://www.nhsinform.scot/illnesses-and-conditions/ears-nose-and-throat/otitis-externa. Acesso em 28 de junho de 2023.
  7. Cleveland Clinic. Inner Ear Infection (Otitis Interna). Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/24240-inner-ear-infection-otitis-interna. Acesso em 28 de junho de 2023.
  8. Cleveland Clinic. How To Pop and Unclog Your Ears. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/how-to-pop-your-ears/. Acesso em 28 de junho de 2023.
  9. Ministry of Health New Zealand. Earache. Disponível em: https://www.health.govt.nz/your-health/conditions-and-treatments/diseases-and-illnesses/earache. Acesso em 29 de junho de 2023.
  10. Novalgina Solução Oral 50mg/mL. Disponível em: https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/solucao-oral/bula/. Acesso em 29 de junho de 2023.
  11. Bula de Novalgina Comprimidos 1g. Disponível em: https://www.novalgina.com.br/produtos/adulto/1g-comprimido/bula/. Acesso em 29 de junho de 2023.