Tudo sobre resfriado: causas, sintomas e como evitá-lo
Nariz escorrendo aqui, uma tosse ali e até uma febre baixa. Tudo isso pode ser sinal de um resfriado, uma das infecções das vias aéreas superiores mais comuns no mundo. Qualquer um, de qualquer idade, pode ser "vítima" de um resfriado.1
Ele costuma dar as caras com mais frequência no inverno.1 Isso acontece porque a combinação entre temperatura ambiente relativamente baixa e clima seco cria boas condições para a proliferação viral. E tem mais: nessas condições, há uma redução da secreção de muco2, abrindo as portas para vírus entrarem em nosso organismo.
Mas vamos combinar que o clima anda meio maluco ultimamente. Vire e mexe temos uma mudança brusca de tempo e precisamos cuidar de nós mesmos e de quem amamos. Fique com a gente para saber mais sobre o resfriado, o que o causa, quanto tempo dura e o que fazer quando os sintomas aparecem.
O que causa resfriado
O resfriado é uma doença viral, geralmente, causada por rinovírus. E são mais de 150 tipos de rinovírus espalhados por aí! Eles são responsáveis por mais da metade de todos os casos de resfriados comuns.1
Entretanto, o resfriado pode ser causado também por outros agentes. A lista inclui: adenovírus, vírus sincicial respiratório e coronavírus sazonais (lembrando que, apesar do nome, esse último grupo não é o causador COVID-19 - nesse caso, o coronavírus responsável é o SARS-CoV-2).3
E o que causa gripe? Qual a diferença dessa doença para o resfriado?
Muita gente se confunde, mas há diferenças entre gripe e resfriado. A principal delas fica por conta do vírus causador. Enquanto os resfriados, na maioria das vezes, são causados por vírus da classe dos rinovírus, a gripe é causada por vírus do tipo influenza.1
Também há diferenças entre gripe e resfriado quando falamos dos sintomas de cada quadro. Os sintomas da gripe, normalmente, são mais graves. Quem está gripado pode apresentar febre alta, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e diarreia - diferente do resfriado, que tem sintomas em comum, mas no geral é mais leve.1 Logo abaixo vamos falar sobre isso.
Leia também: quais as diferenças entre gripe e resfriado em crianças?
Sintomas de resfriado
O resfriado é uma infecção benigna, mas ainda assim os sintomas incomodam e acabam levando muita gente para o pronto-socorro.1 Dentre os sintomas de resfriado mais comuns, podemos citar:
- coriza (nariz escorrendo);1
- congestão nasal (nariz entupido);1
- espirros;1
- tosse;1
- olhos lacrimejantes;1
- febre baixa;1
- dor de garganta.2
Há ainda quem sofra com fadiga e dores pelo corpo durante um resfriado comum.3
Quanto tempo dura um resfriado?
O resfriado é uma doença autolimitada1, ou seja, os sintomas persistem por um breve período.4 Geralmente o resfriado dura cerca de 3 dias, ou no máximo algo entre 5 e 7 dias. Esse tempo pode ser maior caso haja uma infecção bacteriana secundária.2
Tipicamente, os sintomas do resfriado apresentam um pico entre o segundo e quarto dia de infecção. Segundo artigo da escola de medicina de Harvard, em 25% dos casos os sintomas de resfriado podem se estender por várias semanas.3
Formas de transmissão do resfriado
A forma mais comum de transmissão dessa doença viral é por meio do contato com germes do nariz e/ou boca de uma pessoa infectada, como por tosse, espirro ou contato físico.3
Vale ressaltar também que quem está resfriado pode transmitir a doença desde as primeiras 24 horas, e isso vale enquanto os sintomas durarem.3
Tratamentos para resfriado
Os tratamentos para resfriado são de suporte, ou seja, servem para lidar com os sintomas.1 Na dúvida, procure um médico. Ele vai indicar se é necessário tomar algum remédio, por exemplo. E isso vale para qualquer idade!
Abaixo, listamos algumas medidas que podem trazer conforto e ajudar quem está resfriado e falamos um pouco sobre o uso de medicamentos, quando necessário.
Dicas para aliviar os sintomas do resfriado
Quem está resfriado deve repousar, se hidratar e ter cuidado com a higiene.1 Com isso, aí vão algumas atitudes que podem ajudar a aliviar os sintomas ou mesmo evitar o agravamento do quadro:
- descanse o suficiente;3
- beba muito líquido (principalmente água);3
- faça gargarejos de água morna com sal para aliviar a dor de garganta;3
- inale vapor de um banho quente ou use um vaporizador ou umidificador para ajudar com a congestão nasal.3
Uso de medicamentos, quando necessário
Como dissemos, medicamentos também podem ser indicados para contribuir para o tratamento do resfriado, trazendo alívio para os sintomas mais incômodos. A depender do caso, o médico pode indicar o uso de:
- anti-inflamatórios: indicados para inflamação da garganta, por exemplo;1
- analgésicos, antitérmicos e antipiréticos: indicados para febre, dores de cabeça e dores musculares;1
- descongestionantes nasais: usados para a congestão nasal, obstrução nasal ou nariz entupido;1
- anti-histamínicos: indicados para sintomas alérgicos, como coriza e coceira no nariz e nos olhos;1
- anti-sépticos nasais: usados para diminuir a viscosidade da secreção do muco, o que facilita sua expulsão.1
E Novalgina® para tratar algum sintoma de resfriado?
Novalgina® tem a dipirona como substância ativa em todas as suas apresentações. O medicamento não é um antigripal, mas, sim, um analgésico e antitérmico. Pode ser indicado para alívio de dores e em caso de febre.5-10
Lembrando que é importante tomar medicamentos apenas com orientação médica. Se Novalgina® for a indicação do médico, converse com ele sobre a dosagem correta. E se estivermos falando de crianças, acesse a nossa Calculadora de Dosagem e tire dúvidas sobre quantas gotas ou mL são indicados para os pequenos de acordo com peso e idade.
Como evitar pegar (e transmitir) resfriado?
Ainda não foram desenvolvidas vacinas contra o resfriado comum e os motivos provavelmente envolvem o fato de que muitos vírus (e suas variantes) podem causar a infecção, além do fato de ser uma doença autolimitada.1
Porém, algumas medidas preventivas são eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, incluindo resfriado, como:
- lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;10
- usar lenço descartável para higiene nasal;10
- cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;10
- evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca;10
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos ou garrafas;10
- manter os ambientes bem ventilados;10
- tentar não ter contato próximo a pessoas que apresentem sintomas;10
- evitar sair de casa em período de transmissão da doença;10
- evitar aglomerações e ambientes fechados.10
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, também entram na lista.6 Veja mais dicas para aumentar a imunidade contra gripes e resfriados.
Tudo anotado? Antes de ir, acabe com alguns mitos sobre gripes e resfriados. Cuide de você e de quem está por perto.
Junho/2024. MAT-BR-2402601
- Schons A.M., Tobin K.F., Andrade V.R.M. Resfriado comum: estudo utilizando como instrumento a interdisciplinaridade. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322642481.pdf. Acesso em 16 de maio de 2024.
- Lee W.J. Common Cold and Flu. National Library of Medicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7122289/. Acesso em 16 de maio de 2024.
- Marshall M. Cold & Flu. Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/topics/cold-and-flu. Acesso em 16 de maio de 2024.
- Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Serviços Farmacêuticos. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/servicosfarmaceuticos. Acesso em 16 de maio de 2024.
- Novalgina® Comprimidos 500mg e 1g. [Bula do paciente] Sanofi Medley Farmacêutica. 15/02/2024
- Novalgina® Gotas. [Bula do paciente] Sanofi Medley Farmacêutica. 15/02/2024
- Novalgina® Solução Oral. [Bula do paciente] Sanofi Medley Farmacêutica. 15/02/2024
- Novalgina® Comprimidos Efervescentes. [Bula do paciente] Sanofi Medley Farmacêutica. 15/02/2024
- Novalgina® Supositório. [Bula do paciente] Sanofi Medley Farmacêutica. 15/02/2024
- Ministério da Saúde. Gripe (Influenza). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em 16 de maio de 2024.