Gripe forte: quando ela se torna preocupante, quais complicações e como se cuidar
Entre as infecções virais chatinhas que desafiam a resistência do nosso organismo está a gripe forte. Sabe aquela febre alta e aquelas dores no corpo que acompanham a doença e derrubam a gente? É preciso monitorar sintomas como esses de perto. Afinal, uma gripe forte pode evoluir para complicações sérias, em que todo cuidado é pouco1.
A seguir, a gente explica direitinho como lidar com esse quadro para que você – ou alguém que você ama – passe por ele da forma mais confortável possível.
O que caracteriza uma gripe forte?
Gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, transmitida pelo vírus influenza1. Na gripe forte, os sintomas são sentidos com maior intensidade, uma vez que a gripe pode variar entre leve e grave2.
Uma gripe mais forte pode ser consequência de contaminações por cepas mais “agressivas”3. Quem está com a imunidade baixa pode ser mais suscetível a pegar gripes e resfriados e as doenças podem demorar mais também4. Ainda algumas condições, como a imunossupressão, dificultam a batalha do organismo contra o vírus, o que aumenta os riscos5.
Além dessas, há outra hipótese interessante publicada pela revista científica PLOS Pathogens. Cientistas norte-americanos sugerem que é a primeira cepa de influenza que entramos em contato durante a infância que determina como o sistema imunológico lida com as infecções ao longo da vida6.
De acordo com os estudiosos, esse fenômeno, chamado de “imprinting imunológico”, justifica o motivo pelo qual o mesmo vírus se comporta de formas diferentes no organismo das pessoas – enquanto algumas têm gripe forte, outras respondem melhor ao quadro6.
Antes de avançarmos no nosso papo, existe outro ponto que merece destaque: muita gente confunde gripe com resfriado, e acha que pegou uma gripe forte quando, na verdade, só está gripado.
Lembre-se de que a gripe é mesmo uma doença mais pesada, com sintomas mais intensos3 (falaremos mais sobre eles no próximo tópico) e que não nos pega com tanta frequência assim. Já o resfriado é causado por outro tipo de vírus, o rinovírus, e se manifesta mais vezes7 e de forma mais branda3, com espirros, coriza, coceiras no nariz e irritação na garganta7.
Os sintomas da gripe forte são diferentes?
Quem está gripado pode sentir alguns ou todos os sintomas que a infecção viral traz. Se a gripe for forte, é provável que eles apareçam em maior número e/ou de forma mais intensa. A febre, por exemplo, não aparece em todos os casos. Mas pode acontecer quando o quadro é mais intenso2.
Além da febre alta2, fazem parte da lista de sintomas de gripe forte:
- secreção nasal excessiva1;
- nariz entupido2;
- tosse2;
- dor de garganta2;
- dores musculares2;
- dor nas juntas1;
- dor de cabeça2;
- mal-estar1;
- calafrios2.
Um dos principais motivos pelo qual é fundamental acompanhar de perto os sintomas de gripe, incluindo a mais forte, é o risco de complicações, que têm como maior alvo as crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas1.
A principal complicação é pneumonia, quadro que acaba resultando em muitas internações hospitalares no Brasil. Outras complicações que podemos citar são: sinusite, otite, desidratação e até a piora de doenças crônicas1. É o caso de pacientes com asma, para citar um exemplo. O perigo de ter crises respiratórias enquanto estão gripados, infelizmente, é aumentado2.
Quanto tempo dura uma gripe forte?
A gripe leva aproximadamente quatro dias para se manifestar — esse é o tempo de incubação do vírus influenza. Depois que dá as caras, costuma durar cerca de cinco dias após o início dos sintomas. Mas uma gripe mais forte pode se arrastar por mais de uma semana, com a possibilidade da pessoa demorar semanas para se restabelecer 100%3.
Dicas para lidar com a gripe forte
Agora que você está por dentro dos sintomas e de quanto tempo dura uma gripe forte, queremos te ajudar a sacudir a poeira e dar a volta por cima. Abaixo, explicamos o que você pode fazer em casa para melhorar os principais sintomas de gripe forte. Mas nada disso dispensa a visita ao médico, que deve acontecer se você sentir que está muito doente. Temos um trato? Então vamos às dicas!
1. Para aliviar o nariz entupido e coriza
A sensação de ter as passagens nasais bloqueadas — e com secreções que saem o tempo todo — é, de fato, muito desconfortável. A boa notícia é que existem algumas medidas que aliviam essa aflição, como a lavagem das narinas com soro fisiológico, que facilita a saída do muco, amenizando a congestão nasal. Outro benefício da técnica é a diminuição da carga viral de infecções como a gripe8.
Outra opção, dessa vez medicamentosa, é o uso de descongestionantes nasais, que podem ser recomendados pelo médico, caso haja necessidade9.
2. Para manter a febre alta sob controle
Esse é um sintoma de gripe forte que deve ser controlado com medicamentos antitérmicos7. Vale ficar alerta e procurar um médico, principalmente se a febre for insistente ou não ceder com o uso de medicamentos.
Uma opção de antitérmico é Novalgina, medicamento formulado com dipirona, pode beneficiar crianças10 e adultos11.
Para os pequeninos, Novalgina Solução Oral é a melhor indicação para diminuir febre e dores, podendo ser administrada a partir dos três meses de idade. Vem acompanhada de copinho ou seringa para facilitar na hora da dosagem e tem sabor framboesa10.
E durante esse momento tão delicado, caso a criança febril sinta frio, leve conforto para ela e a proteja com um cobertor, sem agasalhá-la demais12.
Já a partir de 15 anos, adolescentes e adultos podem usar Novalgina Comprimidos 1g para obter esse efeito antitérmico11.
3. Para amenizar o mal-estar e as dores no corpo
Os sintomas da gripe forte podem atrapalhar o dia e a noite, mas é importante dormir bem. Enquanto você dorme, o sistema imunológico consegue lutar melhor contra os invasores que te adoeceram13, sabia? E se as dores pelo corpo aparecerem, os analgésicos, como Novalgina10,11, também podem ser úteis7.
Está com uma criança gripada em casa e convencê-la a tomar remédio é um desafio? Abra o diálogo e pergunte o que você pode fazer para tornar essa experiência menos estressante para ela. Também vale adotar outras estratégias sobre como dar remédio para crianças, como explicar a importância de tomar o remédio num tom de voz calmo, sem assustá-la14.
4. Para acalmar a tosse e a dor de garganta
Hidratação é de lei! Beba bastante água para evitar o ressecamento da garganta15,16 e experimente fazer um chá para gripe forte. Tomar bebidas quentes, por si só, já é uma mão na roda para amenizar a dor de garganta17.
Mas se você adicionar um pouquinho de mel no chá de ervas, melhor ainda, já que ele ajuda a reduzir a tosse17, que, como já vimos, é um sintoma da gripe2. Outra opção de chá para gripe forte é o de gengibre, conhecido por também dar um “chega pra lá” na tosse seca ou na tosse asmática, já que a planta tem propriedades anti-inflamatórias17.
Ainda sobre o mel, deixamos aqui o alerta de que a substância doce só pode ser consumida por crianças a partir dos 12 meses de idade18.
Como se proteger contra gripes fortes
Tomar a vacina da gripe anualmente é a forma mais eficaz de prevenir a gripe forte e complicações decorrentes da infecção. No dia a dia, mantenha o hábito de lavar as mãos com água e sabão, principalmente antes de comer; não toque nas mucosas dos olhos, nariz e boca, e evite o contato próximo com pessoas gripadas1.
E, claro: capriche nos hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e uma boa ingestão de líquidos para manter a doença bem longe1.
Independentemente dos cuidados em casa, se tiver uma gripe forte (principalmente aquelas que persistem e parecem piorar a cada dia), não pense duas vezes antes de ir ao pronto-atendimento para receber os cuidados adequados. Desejamos melhoras! :)
Julho/2023 - MAT-BR-2304811
- Ministério da Saúde. Gripe (Influenza). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- Centers for Disease Control and Prevention. Flu Symptoms & Complications. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/symptoms/symptoms.htm. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- Einstein - Blog Vida Saudável. Entenda os 5 Sintomas da Gripe e Quando Procurar um Médico. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/sintomas-da-gripe/. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- Penn Medicine - University of Pennsylvania Health System. 6 Signs You Have a Weakened Immune System. Disponível em: https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system. Acesso em 12 de setembro de 2023.
- New York State - Department of Health. You, Immunosuppression and the Flu. Disponível em: https://www.health.ny.gov/publications/2446.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- The University of Arizona. Why Your First Battle with Flu Matters Most. Disponível em: https://news.arizona.edu/story/why-your-first-battle-flu-matters-most. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Gripes e Resfriados. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/. Acesso em 10 de agosto de 2023.
- UNIFESP. Lavagem Nasal: Como Fazer, Riscos e Benefícios. Disponível em: https://sp.unifesp.br/epm/noticias/lavagem-nasal. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Medline Plus. Stuffy or Runny Rose. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/003049.htm. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Bula Novalgina Solução Oral.
- Bula Novalgina Comprimidos 1g.
- Blank D. Uso de Antitérmicos: Quando, Como e Por Quê*. Residência Pediátrica - A Revista do Pediatra. Disponível em: http://www.residenciapediatrica.com.br/detalhes/21. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Besedovsky L, Lange T, Haack M. The Sleep-Immune Crosstalk in Health and Disease. Physiological Reviews. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6689741/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Oxford University Hospitals. Tips to Help Your Child to Take Medicine. Disponível em: https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/11990Pmedicine.pdf. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- NHS. Cough. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/cough/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- NHS. Sore Troat. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/sore-throat/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Medical News Today. What Can I Do to Make My Cough Go Away? Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/322394. Acesso em 11 de agosto de 2023.
- Cleveland Clinic. What To Eat When You Have the Flu. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/what-to-eat-when-you-have-the-flu/. Acesso em 11 de agosto de 2023.