Gripe forte: quando ela se torna preocupante, quais complicações e como se cuidar

Entre as infecções virais chatinhas que desafiam a resistência do nosso organismo está a gripe forte. Sabe aquela febre alta e aquelas dores no corpo que acompanham a doença e derrubam a gente? É preciso monitorar sintomas como esses de perto. Afinal, uma gripe forte pode evoluir para complicações sérias, em que todo cuidado é pouco1.

A seguir, a gente explica direitinho como lidar com esse quadro para que você – ou alguém que você ama – passe por ele da forma mais confortável possível.

O que caracteriza uma gripe forte?

Gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, transmitida pelo vírus influenza1. Na gripe forte, os sintomas são sentidos com maior intensidade, uma vez que a gripe pode variar entre leve e grave2.

Uma gripe mais forte pode ser consequência de contaminações por cepas mais “agressivas”3. Quem está com a imunidade baixa pode ser mais suscetível a pegar gripes e resfriados e as doenças podem demorar mais também4.  Ainda algumas condições, como a imunossupressão, dificultam a batalha do organismo contra o vírus, o que aumenta os riscos5.

Além dessas, há outra hipótese interessante publicada pela revista científica PLOS Pathogens. Cientistas norte-americanos sugerem que é a primeira cepa de influenza que entramos em contato durante a infância que determina como o sistema imunológico lida com as infecções ao longo da vida6.

De acordo com os estudiosos, esse fenômeno, chamado de “imprinting imunológico”, justifica o motivo pelo qual o mesmo vírus se comporta de formas diferentes no organismo das pessoas – enquanto algumas têm gripe forte, outras respondem melhor ao quadro6.

Antes de avançarmos no nosso papo, existe outro ponto que merece destaque: muita gente confunde gripe com resfriado, e acha que pegou uma gripe forte quando, na verdade, só está gripado.

Lembre-se de que a gripe é mesmo uma doença mais pesada, com sintomas mais intensos3 (falaremos mais sobre eles no próximo tópico) e que não nos pega com tanta frequência assim. Já o resfriado é causado por outro tipo de vírus, o rinovírus, e se manifesta mais vezes7 e de forma mais branda3, com espirros, coriza, coceiras no nariz e irritação na garganta7.

Os sintomas da gripe forte são diferentes?

Quem está gripado pode sentir alguns ou todos os sintomas que a infecção viral traz. Se a gripe for forte, é provável que eles apareçam em maior número e/ou de forma mais intensa. A febre, por exemplo, não aparece em todos os casos. Mas pode acontecer quando o quadro é mais intenso2.

Além da febre alta2, fazem parte da lista de sintomas de gripe forte:

  • secreção nasal excessiva1;
  • nariz entupido2;
  • tosse2;
  • dor de garganta2;
  • dores musculares2;
  • dor nas juntas1;
  • dor de cabeça2;
  • mal-estar1;
  • calafrios2.

Um dos principais motivos pelo qual é fundamental acompanhar de perto os sintomas de gripe, incluindo a mais forte, é o risco de complicações, que têm como maior alvo as crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas1.

Os sintomas de gripe forte são, na verdade, os mesmos da gripe comum. O que muda é a quantidade de sintomas que aparece ao mesmo tempo, a intensidade e a demora do desconforto passar.

A principal complicação é pneumonia, quadro que acaba resultando em muitas internações hospitalares no Brasil. Outras complicações que podemos citar são: sinusite, otite, desidratação e até a piora de doenças crônicas1. É o caso de pacientes com asma, para citar um exemplo. O perigo de ter crises respiratórias enquanto estão gripados, infelizmente, é aumentado2.

Quanto tempo dura uma gripe forte?

A gripe leva aproximadamente quatro dias para se manifestar — esse é o tempo de incubação do vírus influenza. Depois que dá as caras, costuma durar cerca de cinco dias após o início dos sintomas. Mas uma gripe mais forte pode se arrastar por mais de uma semana, com a possibilidade da pessoa demorar semanas para se restabelecer 100%3.

Dicas para lidar com a gripe forte

Agora que você está por dentro dos sintomas e de quanto tempo dura uma gripe forte, queremos te ajudar a sacudir a poeira e dar a volta por cima. Abaixo, explicamos o que você pode fazer em casa para melhorar os principais sintomas de gripe forte. Mas nada disso dispensa a visita ao médico, que deve acontecer se você sentir que está muito doente. Temos um trato? Então vamos às dicas!

1. Para aliviar o nariz entupido e coriza

A sensação de ter as passagens nasais bloqueadas — e com secreções que saem o tempo todo — é, de fato, muito desconfortável. A boa notícia é que existem algumas medidas que aliviam essa aflição, como a lavagem das narinas com soro fisiológico, que facilita a saída do muco, amenizando a congestão nasal. Outro benefício da técnica é a diminuição da carga viral de infecções como a gripe8.

Outra opção, dessa vez medicamentosa, é o uso de descongestionantes nasais, que podem ser recomendados pelo médico, caso haja necessidade9.

2. Para manter a febre alta sob controle

Esse é um sintoma de gripe forte que deve ser controlado com medicamentos antitérmicos7. Vale ficar alerta e procurar um médico, principalmente se a febre for insistente ou não ceder com o uso de medicamentos.

Uma opção de antitérmico é Novalgina, medicamento formulado com dipirona, pode beneficiar crianças10 e adultos11.

Para os pequeninos, Novalgina Solução Oral é a melhor indicação para diminuir febre e dores, podendo ser administrada a partir dos três meses de idade. Vem acompanhada de copinho ou seringa para facilitar na hora da dosagem e tem sabor framboesa10.

E durante esse momento tão delicado, caso a criança febril sinta frio, leve conforto para ela e a proteja com um cobertor, sem agasalhá-la demais12.

Já a partir de 15 anos, adolescentes e adultos podem usar Novalgina Comprimidos 1g para obter esse efeito antitérmico11.

3. Para amenizar o mal-estar e as dores no corpo

Os sintomas da gripe forte podem atrapalhar o dia e a noite, mas é importante dormir bem. Enquanto você dorme, o sistema imunológico consegue lutar melhor contra os invasores que te adoeceram13, sabia? E se as dores pelo corpo aparecerem, os analgésicos, como Novalgina10,11, também podem ser úteis7.

Se você está se perguntando quanto tempo dura uma gripe forte, saiba que os sintomas podem se estender por vários dias. Caso não sinta melhora, procure um médico.

Está com uma criança gripada em casa e convencê-la a tomar remédio é um desafio? Abra o diálogo e pergunte o que você pode fazer para tornar essa experiência menos estressante para ela. Também vale adotar outras estratégias sobre como dar remédio para crianças, como explicar a importância de tomar o remédio num tom de voz calmo, sem assustá-la14.

4. Para acalmar a tosse e a dor de garganta

Hidratação é de lei! Beba bastante água para evitar o ressecamento da garganta15,16 e experimente fazer um chá para gripe forte. Tomar bebidas quentes, por si só, já é uma mão na roda para amenizar a dor de garganta17.

Mas se você adicionar um pouquinho de mel no chá de ervas, melhor ainda, já que ele ajuda a reduzir a tosse17, que, como já vimos, é um sintoma da gripe2. Outra opção de chá para gripe forte é o de gengibre, conhecido por também dar um “chega pra lá” na tosse seca ou na tosse asmática, já que a planta tem propriedades anti-inflamatórias17.

Ainda sobre o mel, deixamos aqui o alerta de que a substância doce só pode ser consumida por crianças a partir dos 12 meses de idade18.

Como se proteger contra gripes fortes

Tomar a vacina da gripe anualmente é a forma mais eficaz de prevenir a gripe forte e complicações decorrentes da infecção. No dia a dia, mantenha o hábito de lavar as mãos com água e sabão, principalmente antes de comer; não toque nas mucosas dos olhos, nariz e boca, e evite o contato próximo com pessoas gripadas1.

E, claro: capriche nos hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e uma boa ingestão de líquidos para manter a doença bem longe1.

Independentemente dos cuidados em casa, se tiver uma gripe forte (principalmente aquelas que persistem e parecem piorar a cada dia), não pense duas vezes antes de ir ao pronto-atendimento para receber os cuidados adequados. Desejamos melhoras! :)

Julho/2023 - MAT-BR-2304811

Referências bibliográficas:
  1. Ministério da Saúde. Gripe (Influenza). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  2. Centers for Disease Control and Prevention. Flu Symptoms & Complications. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/symptoms/symptoms.htm. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  3. Einstein - Blog Vida Saudável. Entenda os 5 Sintomas da Gripe e Quando Procurar um Médico. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/sintomas-da-gripe/. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  4. Penn Medicine - University of Pennsylvania Health System. 6 Signs You Have a Weakened Immune System. Disponível em: https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system. Acesso em 12 de setembro de 2023.
  5. New York State - Department of Health. You, Immunosuppression and the Flu. Disponível em: https://www.health.ny.gov/publications/2446.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  6. The University of Arizona. Why Your First Battle with Flu Matters Most. Disponível em: https://news.arizona.edu/story/why-your-first-battle-flu-matters-most. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  7. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Gripes e Resfriados. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/. Acesso em 10 de agosto de 2023.
  8. UNIFESP. Lavagem Nasal: Como Fazer, Riscos e Benefícios. Disponível em: https://sp.unifesp.br/epm/noticias/lavagem-nasal. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  9. Medline Plus. Stuffy or Runny Rose. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/003049.htm. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  10. Bula Novalgina Solução Oral.
  11. Bula Novalgina Comprimidos 1g.
  12. Blank D. Uso de Antitérmicos: Quando, Como e Por Quê*. Residência Pediátrica - A Revista do Pediatra. Disponível em: http://www.residenciapediatrica.com.br/detalhes/21. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  13. Besedovsky L, Lange T, Haack M. The Sleep-Immune Crosstalk in Health and Disease. Physiological Reviews. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6689741/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  14. Oxford University Hospitals. Tips to Help Your Child to Take Medicine. Disponível em: https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/11990Pmedicine.pdf. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  15. NHS. Cough. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/cough/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  16. NHS. Sore Troat. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/sore-throat/. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  17. Medical News Today. What Can I Do to Make My Cough Go Away? Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/322394. Acesso em 11 de agosto de 2023.
  18. Cleveland Clinic. What To Eat When You Have the Flu. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/what-to-eat-when-you-have-the-flu/. Acesso em 11 de agosto de 2023.