Quais os tipos de Novalgina e quando usar cada um? Tire suas dúvidas

Você conhece todos os tipos de Novalgina disponíveis no mercado, sua composição ou até mesmo para o que serve cada um dos medicamentos?  

\

Nesse artigo, iremos te explicar o que é Novalgina e as suas diversas apresentações (gotas, solução oral, comprimidos, efervescente e até supositório1-5). Tire suas dúvidas e cuide bem de você e da sua família.  

O que é Novalgina?

Novalgina é um medicamento que tem a dipirona monoidratada como princípio ativo1-5. Foi produzido pela primeira vez em 1920, na Alemanha, sob o nome de Novalgin. Chegou ao Brasil em 1922 e viu a sua produção ganhar larga escala a partir de 19506.  

Novalgina conta com uma linha completa para o tratamento da febre e da dor1-5.

Para que serve cada tipo de Novalgina

Independentemente da apresentação, Novalgina é indicada como analgésico (contra dor) e antitérmico (contra a febre)1-5, sintomas que podem ser causados por gripes e resfriados7. E destacando a ação analgésica, há relatos de que a dipirona ajuda a amenizar dores de cabeça, musculares, pós-operatórias e de outras origens8.  

Tanto o efeito analgésico quanto o antitérmico de Novalgina é esperado de 30 a 60 minutos após tomar o medicamento. E eles duram em torno de 4 horas1-5.  

Novalgina pode ser usada por adultos e crianças, dependendo da versão do medicamento e do que está indicado na bula1-5. É isso que vamos detalhar a seguir, explicando sobre os tipos de Novalgina que você encontra na farmácia.  

Novalgina para as crianças

Novalgina em gotas e Novalgina solução oral se destacam quando precisamos cuidar das crianças.

Vamos começar pelos pequenos. Para eles, as versões mais conhecidas são a Novalgina solução oral e a Novalgina em gotas, ambas indicadas para bebês a partir de 3 meses de idade, que pesem acima de 5 kg1,2.  

Novalgina solução oral

Esse tipo de Novalgina vem em frascos de 50ml ou 100ml, sempre acompanhado por uma seringa dosadora ou copinho, o que ajuda no momento de dar o remédio para a criança, contribuindo para uma maior precisão na posologia. Tem sabor framboesa1. Além disso, estudo aponta que dipirona é suave para o estômago9.  

Para administrar o medicamento, basta encaixar a seringa dosadora no orifício da tampa interna do frasco, virar o frasco de cabeça para baixo e puxar o êmbolo - a parte interna da seringa - até a marca correspondente à dosagem correta. Não é preciso agitar o conteúdo1.  

Lembrando que nunca se deve dar remédio para a criança deitada. É preciso posicioná-la, pelo menos, a 45 graus. Essa medida simples ajuda a evitar engasgos. Se a criança já for maior, ela pode ficar sentada ou mesmo em pé, sempre com as costas retas10.  

Mais um ponto de atenção é não despejar o medicamento líquido no meio da boca do bebê ou da criança, pois isso também pode resultar em engasgos. Posicione a seringa na lateral da boca dos pequenos10.  

Novalgina Solução oral, assim como os outros tipos de Novalgina, é indicado para alívio de dores e da febre. Para saber a quantidade ideal de acordo com a idade da criança, dê uma olhadinha na tabela que consta na bula. Em caso de dúvidas, busque orientação do pediatra1.  

Novalgina gotas

Quando falamos de tipos de Novalgina, esse é um clássico! É indicado tanto para crianças, acima de 3 meses e com mais de 5 kg, quanto para adultos2. Composto por dipirona (500mg/ml), tem ação analgésica e antipirética2.  

Para usar a Novalgina em gotas, o primeiro passo é, com o frasco ainda na vertical, romper o lacre. Feito isso, basta virar de ponta cabeça, deixando o conta-gotas para baixo, e bater levemente com o dedo no fundo do recipiente para começar o gotejamento2.  

Novamente, para saber a posologia, confira a tabela na bula do medicamento e pergunte ao pediatra. Cada ml corresponde a 20 gotas. Para se ter uma ideia, adolescentes acima de 15 anos e adultos devem tomar de 20 a 40 gotas em dose única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia2.  

Novalgina supositório

Já a Novalgina supositório vem em embalagem com 5 supositórios, e cada um deles contém 300 mg de dipirona monoidratada3. Esse é mais um dos tipos de Novalgina para as crianças, só que para aquelas pouco maiores. O medicamento é de uso pediátrico de 4 a 14 anos. Crianças que pesem menos de 16 kg não devem ser medicadas com supositório3.   

Esse medicamento é ideal para a redução da febre e alívio da dor em crianças que apresentam dificuldade em engolir comprimidos ou líquidos3.  

Antes de aplicar o supositório de Novalgina na criança é importante estar com as mãos limpas - se possível, desinfete-as com álcool. Abra a embalagem no local indicado e, com o dedo polegar e o indicador, afaste as nádegas da criança e coloque o supositório na cavidade anal. Feito isso, comprima suavemente uma nádega contra a outra para evitar que o supositório volte3.  

Pode ser usado 1 supositório de Novalgina até 4 vezes ao dia3. Novamente - nunca é demais ressaltar - consulte um médico em caso de dúvida e para entender a dose correta para o caso da criança.  

Novalgina para adultos

Novalgina comprimidos, nas versões 500mg ou 1g, além de Novalgina Efervescente, são as indicações para adultos. Claro, Novalgina gotas continua sendo um clássico, preferido por muitos pacientes.

Além da versão em gotas, há outros tipos de Novalgina que podem ser usados por adultos para combater dores e a febre4,5.  

Novalgina comprimidos

Quem tem mais de 15 anos pode tomar Novalgina comprimidos, nas concentrações 500 mg e 1 g4.  

No caso de Novalgina comprimido 500mg, pode ser tomado de 1 a 2 comprimidos, até 4 vezes ao dia - a depender da indicação do especialista4.  

Já a Novalgina 1g oferece os mesmos benefícios da anterior, mas em dobro, afinal, trata-se de 1 grama concentrada de dipirona. A posologia recomendada é de meio a 1 comprimido inteiro, até 4 vezes ao dia4

Caso uma única dose seja insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, é possível repetir a medicação, desde que seja respeitada a dose máxima e a posologia indicada4. Consulte a bula do medicamento e tire dúvidas com um médico.  

Novalgina 1g comprimido efervescente

Para completar os tipos de Novalgina, chegamos ao efervescente. Ele também contém 1 grama de dipirona e, assim como as demais, pode ser usado em casos de febre e dor5

O medicamento tem sabor limão e é indicado para uso adulto e pediátrico acima de 15 anos. Mas como usar essa Novalgina efervescente? É preciso diluí-la em meio copo de água e beber toda o conteúdo imediatamente após a dissolução5.  

A indicação é 1 comprimido até 4 vezes ao dia5.  

Lembrando que todos os tipos de Novalgina devem ser mantidos em suas embalagens originais e o prazo de validade deve sempre ser respeitado. E todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças1-5. Cuide de você e de quem está por perto e se precisar, procure orientação e ajuda médica.   

Agosto/2023. MAT-BR-2303972. 

Referências bibliográficas:
  1. Novalgina solução oral 50mg/mL. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/solucao-oral/bula. Acesso em 4 de julho de 2023.  
  2. Novalgina solução oral 500 mg/mL - gotas. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/gotas/bula/. Acesso em 4 de julho de 2023.  
  3. Novalgina Supositório 300 mg. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/supositorio/bula. Acesso em 4 de julho de 2023.  
  4. Novalgina - Comprimidos Simples 500mg/1g. Bula. Disponível em: https://www.novalgina.com.br/produtos/adulto/1g-comprimido/bula/. Acesso em 4 de julho de 2023. 
  5. Novalgina 1g Comprimidos Efervescentes. Bula. Disponível em https://www.novalgina.com.br/produtos/adulto/1g-efervescente/bula. Acesso em 4 de julho de 2023.  
  6. Sobre. Site de Novalgina. Disponível em: https://www.novalgina.com.br/sobre  Acesso em 27 de junho de 2023.  
  7. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Gripes e Resfriados. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/. Acesso em 11 de agosto de 2023. 
  8. Knappmann AL, Melo EB. Qualidade de Medicamentos Isentos de Prescrição: Um Estudo com Marcas de Dipirona Comercializadas em uma Drogaria de Cascavel (PR, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HNPDvRVPgmszCpNChfK9XDR/?lang=pt. Acesso em 4 de julho de 2023.  
  9. Konijnenbelt-Peters J, et al. Metamizole (Dipyrone) as an Alternative Agent in Postoperative Analgesia in Patients with Contraindications for Nonsteroidal Anti-Inflammatory Drugs. Pain Pract. 2017 Mar;17(3):402-408  
  10. Como dar antibiótico para bebê que cospe? Dicas efetivas! Santa Joana - Hospital e Maternidade. Disponível em: https://santajoana.com.br/blog/como-dar-antibiotico-para-bebe-que-cospe/. Acesso em 27 de junho de 2023.