Andar descalço dá gripe? Pegar friagem faz mal? Veja mitos e verdades sobre gripes e resfriados

São inúmeros os mitos e verdades sobre gripes e resfriados. Esse, inclusive, é um assunto que rende pano pra manga desde a época de nossos avós. Quem nunca ouviu que vai ficar doente se dormir com o cabelo molhado? Ou que precisa tomar uma sopinha para se recuperar de uma infecção? 

É crença que não acaba mais! E por mais que elas sejam bem-intencionadas, precisamos aprender o que é verdadeiro e o que é só especulação para nos cuidarmos do jeito certo

Então, embarque nessa investigação com a gente e vamos descobrir, juntos, alguns mitos e verdades sobre gripes e resfriados. 

Os principais mitos e verdades sobre gripes e resfriados

A seguir, selecionamos 12 informações que passam de boca em boca quando a pauta é gripe e resfriado. É a hora de desvendar o que é fato e o que não tem fundamento algum. Todo mundo pronto para encarar a verdade?

1. Resfriado pode virar gripe

Mito. Não dá pra dizer que resfriado pode virar gripe porque essas são duas infecções distintas, provocadas por vírus diferentes. Enquanto o resfriado é consequência da infecção por rinovírus, a gripe aparece quando você é infectado pelo influenza, por exemplo1.

2. Pegar friagem causa gripe e resfriado

Mito. Tem um montão de gente que pensa que sair de casa sem estar bem agasalhado nos dias frios – e tomar uma bela friagem – pode produzir uma gripe ou um resfriado. Mas não é bem assim2.

Afirmar que pegar friagem causa gripe (ou mesmo que o sereno causa a gripe) é um equívoco2,3 porque é a infecção por vírus a responsável por esses males4.

“Então por que o meu nariz começa a escorrer quando me exponho ao frio?”, você pode estar se perguntando. Bem, nesses casos, precisamos te contar que a coriza é uma reação às baixas temperaturas4.

Quando saímos no frio, é comum que ocorra uma vasoconstrição na mucosa nasal que limita o fluxo de sangue local. Com isso, as células entendem que estão desidratadas e liberam muco para se proteger da perda de umidade, o que aumenta as secreções mesmo4.


Não, pegar friagem não causa gripe! Esse é mais um mito popular sobre gripes e resfriados.

Entretanto, há outros detalhes a serem considerados. Embora a friagem e o sereno não sejam a causa de gripes e resfriados2,3, é importante frisar que mudanças bruscas de temperatura – quando o ar fica mais frio, por exemplo – podem enfraquecer o sistema imunológico, o que deixa o organismo mais fragilizado e vulnerável a infecções5.

Outro motivo pelo qual as pessoas associam a friagem a gripes e resfriados é a maior incidência de casos durante o inverno. Só que eles são mais frequentes porque, quando bate aquela friaca, passamos mais tempo dentro de locais fechados, com pouca ventilação. E nesses locais podem ter vírus e outros patógenos circulando5.

3. Tomar chuva pode causar gripe ou resfriado

Mito. Quando falamos de mitos e verdades sobre gripes e resfriados, essa é uma das crenças mais antigas que são transmitidas de geração em geração, só que sair alertando todo mundo de que tomar chuva pode causar gripe ou resfriado não é correto4.

Isso porque, como já explicamos por aqui, é preciso ter contato com os vírus para pegar uma gripe ou um resfriado – e não é um banho de chuva que vai proporcionar esse encontro de forma direta4.

4. Gripe pode virar pneumonia

Verdade. A pneumonia, que é uma infecção no pulmão causada por bactérias ou vírus, pode ser uma complicação da gripe, que acaba facilitando o acesso dos germes aos pulmões6.

O grupo que mais corre risco de ter pneumonia são os bebês com menos de dois anos, idosos, imunossuprimidos e portadores de doenças crônicas6. Saiba mais detalhes sobre como a gripe pode virar pneumonia.

5. Andar descalço dá gripe e resfriado

Mito. Sim, a gente sabe que você já ouviu a frase “andar descalço dá gripe e resfriado!” de algum familiar ou amigo próximo.

Mais uma vez, reforçamos que ninguém contrai um vírus da gripe ou do resfriado por andar com os pés no chão. Lembre-se de que a contaminação requer contato com gotículas de saliva (que são expelidas ao falar ou tossir) de alguém que esteja infectado ou tocar superfícies contaminadas com essas partículas e depois levar as mãos até a boca7.

No entanto, assim como no caso da friagem5, os pés gelados podem diminuir a resposta imunológica das pessoas – o que, de fato, deixa todo mundo mais propenso a adoecer8. Pois é! Às vezes, os mitos e verdades sobre gripes e resfriados são mais complexos do que imaginamos.

6. Tomar caldos e sopas é uma boa para cuidar da gripe

Verdade. Deliciosos e aconchegantes, os caldos são como um acalento para o coração – tudo o que a gente mais precisa quando está mal, não é mesmo?

Em termos nutricionais, o prato é rico em nutrientes e antioxidantes que previnem a desidratação que pode acompanhar a gripe. E por ser servido bem quentinho, também auxilia em quadros de nariz entupido e garganta dolorida9.


Tomar caldos e sopas é uma maneira deliciosa de aliviar os sintomas da gripe, além de oferecer água e nutrientes que o corpo precisa para se recuperar.

Se quiser colher ainda mais benefícios, experimente adicionar frango e vegetais no caldo, transformando o prato em uma canja de galinha. É uma boa ideia para ajudar a reduzir inflamações e a melhorar a resposta do sistema imunológico à doença9.

7. Dormir com ventilador ligado dá gripe e resfriado

Mito. Aqui, lembramos novamente que essas infecções são de origem viral1. Contudo, o ar circulante do ventilador resseca o nariz, a garganta e a boca. Esse efeito, embora não adoeça, pode levar à produção excessiva de muco, resultando em congestão nasal, dor de garganta e até dores de cabeça10.

Se você já não estiver com a saúde em dia, esse fator pode intensificar os sintomas da doença respiratória10. Explique isso para a próxima pessoa que disser que dormir com ventilador ligado dá gripe e resfriado!

8. Os sintomas de resfriado são diferentes dos sintomas da gripe

Verdade. O resfriado costuma se manifestar de forma mais leve11, com sintomas como coceira no nariz, irritação na garganta, espirros em série, congestão nasal e coriza1. Já a gripe é mais pesada11 e traz febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse – além do nariz entupido e do excesso de secreções nasais1.

Siga com a gente porque ainda temos alguns mitos e verdades sobre gripes e resfriados pela frente para explorar…

9. Lavar o cabelo à noite faz mal para gripe e resfriado

Mito. Pedimos desculpas às mamães e avós, mas não podemos afirmar que lavar o cabelo à noite faz mal para gripe. Mais uma vez, não são as madeixas molhadas que desencadeiam a gripe de alguém – e, sim, os vírus respiratórios que circulam pelo ar12.

Antes de avançarmos na nossa lista de mitos e verdades sobre gripes e resfriados, é preciso destacar o real perigo que existe em lavar o cabelo à noite e dormir com ele molhado: a proliferação de fungos e bactérias12.

Esses vilões adoram se esconder em ambientes úmidos e quentes. E os fios molhados são o ambiente perfeito para eles proliferarem. Logo, vale a pena ter o cuidado de secar o cabelo antes de dormir para evitar chateações como essa12.

10. Analgésicos e antitérmicos ajudam em casos de gripe

Verdade, desde que a gripe venha acompanhada de dores e febre, pois o papel dos analgésicos e antitérmicos é justamente aliviar essa dupla de sintomas1.

Novalgina é um exemplo desse tipo de medicamento e pode ser usada por adultos e adolescentes a partir dos 15 anos, na apresentação Novalgina Comprimidos 1g13 e Novalgina Comprimidos 500mg14; e por crianças e bebês acima de 3 meses1, na versão Novalgina Solução Oral15.

11. Tomar vitamina C é bom para gripe e resfriado

Verdade. Tomar vitamina C é bom para gripe e resfriado porque ajuda a reforçar a imunidade, o que pode melhorar a resposta do organismo à infecção9. O nutriente pode ser obtido tanto pela suplementação16 como pelo consumo regular de laranja, morango, brócolis, couve de Bruxelas e kiwi9.

12. Suco de laranja é bom para gripe e resfriado

Verdade. É justamente por ser fonte de vitamina C – um poderoso antioxidante – que o suco de laranja é bom para gripe e resfriado17. Como comentamos logo acima, esse nutriente é conhecido por auxiliar na manutenção da imunidade, o que favorece o combate às infecções virais9. Mas fica a dica: quando for tomar seu suco para gripe, não exagere no açúcar17, hein?


Sim, um bom suco de laranja traz alta dose de vitamina C, o que reforça a imunidade e auxilia no combate à gripe. Mas melhor ainda é na prevenção, viu?

Chegamos ao fim da lista, mas a nossa conversa a respeito dos mitos e verdades sobre gripes e resfriados não precisa acabar por aqui. Compartilhe no nosso perfil do Instagram outras crenças que você já ouviu de pessoas próximas – sejam elas respaldadas pela ciência ou não. Te esperamos lá!

Você também pode gostar de saber:


Nov/2023 MAT-BR-2305173

Referências bibliográficas:
  1. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Gripes e Resfriados. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  2. Parents. 12 Cold and Flu Myths Parents Should Know. Disponível em: https://www.parents.com/health/cold-flu/cold/12-cold-flu-myths/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  3. Prefeitura Municipal de Lorena. Secretaria de Saúde Lembra a Todos que a Vacina Contra a Gripe é Fundamental e Já Está Disponível para a População em Geral. Disponível em: http://www.lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/2017/07/18/secretaria-de-saude-lembra-a-todos-que-a-vacina-contra-a-gripe-e-fundamental-e-ja-esta-disponivel-a-populacao-em-geral/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  4. Einstein - Blog Vida Saudável. Afinal, Tomar Banho de Chuva Causa Gripe ou Resfriado? Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/afinal-tomar-banho-de-chuva-causa-gripe-ou-resfriado/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  5. Cleveland Clinic. Can Weather Changes Make You Sick? Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/can-weather-change-make-you-sick/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  6. Healthdirect Australia. Pneumonia. Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/pneumonia. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  7. Hospiten. Can You Catch a Cold by Going Barefoot? Disponível em: https://hospiten.com/en/news/post/6093/can-you-catch-a-cold-by-going-barefoot. Acesso em 15 de agosto de 2023.
  8. USC Verdugo Hills Hospital - University of Southern California. Disponível em: https://uscvhh.org/share/the-real-reasons-you-get-sick-when-its-cold-outside-2.html. Acesso em 15 de agosto de 2023.
  9. Cleveland Clinic. What to Eat When You Have the Flu. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/what-to-eat-when-you-have-the-flu/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  10. Healthline. Is it Healthy to Sleep with a Fan On? Disponível em: https://www.healthline.com/health/sleeping-with-fan-on. Acesso em 15 de agosto de 2023.
  11. Einstein - Blog Vida Saudável. Entenda os 5 Sintomas da Gripe e Quando Procurar um Médico. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/sintomas-da-gripe/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  12. Cleveland Clinic. Can Wet Hair Actually Make You Sick? Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/can-wet-hair-make-you-sick/. Acesso em 14 de agosto de 2023.
  13. Bula Novalgina Comprimidos 1g.
  14. Bula Novalgina Comprimidos 500mg.
  15. Bula Novalgina Solução Oral.
  16. National Institutes of Health – Office of Dietary Supplements. Vitamin C. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/. Acesso em 25 de agosto de 2023.
  17. Health. What to Eat (and Drink) When You Have the Flu. Disponível em: https://www.health.com/condition/flu/what-to-eat-during-flu. Acesso em 14 de agosto de 2023.