Veja a importância de tomar a vacina contra a gripe todos os anos

A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus Influenza e que frequentemente provoca surtos e epidemias. Estima-se que as epidemias de gripe causam cerca de 500 mil mortes por ano ao redor do mundo, afetando de 10% a 15% da população.1 2 3

A principal estratégia para evitar as complicações graves da gripe é a vacinação, especialmente para o grupo de risco, que inclui indivíduos com doenças crônicas e idosos1. Entenda porque a vacina contra gripe precisa ser tomada todo ano, como ela funciona e saiba quais são os sintomas da gripe!

Por que a vacina da gripe deve ser tomada anualmente?

De acordo com o infectologista Bruno Scarpellini, o vírus da gripe tem a capacidade de se modificar de forma frequente, inclusive de um ano para o outro. “Essas mutações de escape permitem que o nosso sistema imune não reconheça mais aquela cepa no ano seguinte. Por isso, novas vacinas precisam ser produzidas todos os anos para cobrir aquelas mutações ou cepas de cada ano”, explica o médico.

Para que isso ocorra, existe uma vigilância global do vírus da gripe que monitora anualmente as cepas em circulação. Como os surtos de gripe acontecem principalmente no inverno, as campanhas mundiais de vacinação contra gripe devem ocorrer em maio no hemisfério sul e em outubro no hemisfério norte1.

Como a vacina da gripe funciona

A vacina contra gripe estimula a produção de anticorpos contra a proteína expressa no vírus Influenza, a hemaglutinina (HA). Dessa forma, quando o vírus penetra o corpo, o organismo detecta sua presença e os anticorpos o neutralizam, prevenindo a infecção. Sua eficácia depende da combinação com as cepas circulantes do ano em questão, o que reforça a necessidade da vacina contra gripe ser reformulada e reaplicada anualmente1 4 5.

Estudos clínicos comprovam uma boa tolerância à vacina da gripe, visto que menos de 1% dos indivíduos vacinados apresentou efeitos colaterais graves. As vacinas trivalente e quadrivalente oferecem proteção contra três e quatro cepas dos vírus Influenza A e B, respectivamente1 5.

Sintomas da gripe frequentemente relatados

A gripe afeta o trato respiratório, ocasionando sintomas como tosse seca, dor de garganta e secreção nasal. Mas, se essa infecção viral evoluir, pode afetar também os pulmões, o cérebro e o coração. Geralmente, o início dessa doença acompanha febre alta repentina, dor no corpo, dor de cabeça e sensação de mal-estar1.

MAT-BR-2101028