Sintomas da gripe: por que a doença deixa o corpo cansado?

A gripe é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta principalmente o trato respiratório.1. Essa infecção é transmitida por meio de gotículas disseminadas por tosses, espirros e conversas ou pelo contato com alguma superfície contaminada2. Nessas situações, o indivíduo inala o vírus quando é atingido pelas gotículas ou quando leva a mão contaminada à boca ou ao nariz2. O cansaço é um dos principais sintomas da gripe, mas essa infecção gera ainda outras consequências para o corpo2. Quer saber quais são os sintomas da gripe e por que a doença deixa o corpo cansado? Não deixe de ler o texto até o fim!

Saiba quais são os sintomas da gripe!

Os sintomas da gripe se manifestam de maneira súbita e são consequências da replicação do vírus no organismo. Esses sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, dores no corpo e podem durar entre 5 e 7 dias. Já a fadiga, a tosse e a fraqueza podem durar até 14 dias3.

Em indivíduos saudáveis, a gripe geralmente se manifesta de forma autolimitada. Nesses casos, é comum que os sintomas mais frequentemente associados à infecção não apareçam. No entanto, complicações mais graves, como pneumonia e óbito, podem acontecer em grupos de risco, como pessoas imunocomprometidas, idosos, crianças e mulheres grávidas1.

Por que a doença deixa o corpo cansado

Após a replicação do vírus causador da gripe, as enzimas que estão embutidas nesse micro-organismo facilitam que ele se instale no trato respiratório humano1. Como consequência, o sistema imunológico começa a lutar contra a doença, o que gera febre alta, coriza e dores no corpo1. Esse quadro pode ser acompanhado da miosite, condição caracterizada pela inflamação dos músculos, que provoca dores agudas e pode limitar a caminhada, principalmente em casos mais graves3

Conheça os principais tratamentos para a gripe

Nos casos de gripe leve, em indivíduos sem outros problemas de saúde, o uso de medicamentos antivirais não é necessário. Em surtos epidêmicos ou em ambientes hospitalares, inibidores da enzima neuraminidase, proteína presente na superfície do vírus, podem ser usados para o tratamento da Influenza A e B 1.

Por fim, a vacinação contra o vírus Influenza é a maneira mais efetiva de prevenir a gripe. A vacina é recomendada principalmente para idosos e indivíduos com doenças crônicas, além de ser segura para grávidas durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação3.

MAT-BR-2100026