Resfriado no trabalho? Confira algumas dicas para amenizar os sintomas durante o expediente

Já foi trabalhar e, no meio daquela reunião importante, começou a espirrar constantemente? Ou acordou e sentiu o mal-estar do resfriado, aquela dor no corpo e cansaço excessivo, mas não pode faltar? Ficar resfriado no trabalho é uma situação comum, mas que pode gerar grande indisposição e dor de cabeça - literalmente1. Para lidar com a situação e amenizar os sintomas, confira algumas dicas que podem te ajudar a cumprir o expediente sem tanto sofrimento.

Beba muito líquido

Geralmente, o resfriado deixa o nariz escorrendo, entupido e isso pode gerar incômodo na garganta e febre baixa1. Esses sintomas podem ser melhorados com a ingestão frequente de água e outros líquidos, como chá ou suco de fruta. Não precisa tomar goles grandes nem se forçar a beber um grande volume: apenas mantenha-se sempre hidratado com pequenos goles, por exemplo com uma garrafinha na mesa de trabalho.

Tenha uma caixa de lenços de papel sempre à mão

É muito comum que as pessoas usem lenços de tecido para proteger o rosto na hora de espirrar ou tossir, e os usem com frequência. O ruim é que os fluidos contaminados permanecem indo e voltando à mucosa nasal se o mesmo lenço for reutilizado, além disso ele pode ser um foco de contágio para outras pessoas2. Por isso, tenha à mão uma caixa de lenços de papel e sempre que espirrar, descarte-o imediatamente. Dessa forma, você não mantém o vírus próximo de você nem dos colegas de trabalho.

Use um gel antisséptico para limpar as mãos e evitar o contágio

Quando se está resfriado, um dos sintomas é o nariz escorrendo ou coçando e o gesto de levar as mãos ao nariz é quase inevitável. Além de não ser nada higiênica, essa prática aumenta o risco de contágio no trabalho. Por isso, use um gel antisséptico com frequência, várias vezes durante o dia, para desinfetar as mãos, evitando que o vírus se espalhe. Com isso, você mantém a higiene mesmo que não consiga lavar as mãos com a frequência necessária2.

Remédio para resfriado é importante para aliviar os sintomas

Antitérmicos e analgésicos não curam o resfriado, que é uma doença provocada por vírus e autolimitada, ou seja, que tem um tempo determinado para cursar pelo organismo até o vírus ser eliminado pelo sistema de defesa do organismo. No entanto, eles amenizam os sintomas, reduzindo o mal-estar, a dor de cabeça e febre que possam surgir3. Por isso, fazer uso deles no ambiente de trabalho é uma boa dica, já que eles podem ajudar a melhorar a sua disposição durante o expediente.

Chá para resfriado pode dar uma sensação de conforto e ajuda a desentupir o nariz

A garganta arranhada e o nariz entupido são sintomas que podem ser aliviados com um chá. A temperatura quente, além de dar uma sensação de conforto, alivia o incômodo nas vias respiratórias2. Os chás mistos por infusão são práticos e fáceis de preparar no trabalho, ajudando você a se manter alerta. Uma dica é misturar mel e limão ao chá, que conferem sabor agradável e ajudam a aliviar os sintomas, especialmente na garganta.

MAT-BR-2000451