Quanto tempo dura uma gripe?

Causador da gripe, o vírus Influenza é perigoso por ter uma alta taxa de contágio. A infecção viral que ataca o trato respiratório superior se espalha ágil e facilmente, resultando em epidemias sazonais nos meses mais frios1. Mas, afinal, quanto tempo dura uma gripe? Por quanto seus sintomas, como coriza, dor no corpo e febre alta, permanecem causando mal-estar?2 Confira!

O ciclo da gripe comum: da infecção até a cura

O período de incubação do vírus Influenza é de um a quatro dias. Isso significa que o vírus, ao entrar no corpo humano, pode levar de um a quatro dias para causar os primeiros sintomas da gripe. Já a eliminação do vírus do organismo acontece de cinco a sete dias após a infecção3. Entretanto, alguns sintomas podem persistir por mais tempo2.

Os sintomas de gripe são induzidos a partir da replicação do vírus no trato respiratório e surgem de forma repentina. Os principais sintomas são calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, fadiga, fraqueza, dor no corpo e febre. Em uma minoria dos casos, também é possível ter diarreia, náusea, vômito, rouquidão e conjuntivite alérgica. A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2.

Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si. Apesar de o organismo estar livre do Influenza em até uma semana após a incubação, a sensação de estar gripado pode permanecer por até 14 dias, quando os últimos sintomas desaparecerem.

Grupos de risco podem ter complicações secundárias de uma gripe forte

Apesar de a gripe ser sentida como um breve mal-estar por boa parte da população, não se pode esquecer que a doença é uma grande questão de saúde pública, já que infecta cerca de 1 bilhão e mata até 500 mil pessoas ao redor do mundo a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)1. Por isso, a vacinação anual, como método mais efetivo de evitar a gripe, é tão importante para todos os indivíduos3 2.

Para crianças pequenas, bebês com menos de seis meses de idade, pessoas com doenças crônicas, imunocomprometidos, idosos e gestantes, que fazem parte do grupo de risco da gripe, a infecção viral pode acarretar em outras complicações alarmantes e até a morte1 3. A gripe forte pode desencadear uma pneumonia bacteriana secundária, alterações no eletrocardiograma cardíaco e infecções bacterianas secundárias2.

Então, a lógica de quanto tempo dura uma gripe forte é a mesma do quadro mais ameno: a infecção viral em si pode durar em média uma semana, mas o estar doente pode se estender devido às complicações secundárias e devido ao tempo necessário de internação1 2 3.

MAT-BR-2100488