Práticas de higiene e distanciamento ajudam a evitar gripe e resfriado?

Gripe e resfriado são infecções virais que atacam as vias aéreas superiores e que, apesar de diferirem em alguns sintomas e no tratamento indicado, são facilmente confundidas por compartilharem muitas características. Entre as semelhanças estão as práticas de prevenção, que envolvem medidas de higiene e distanciamento.1 2 Quer saber mais sobre como prevenir a gripe e o resfriado e também como lavar as mãos da forma mais eficiente? Siga a leitura!

Saiba como prevenir a gripe com hábitos de higiene!

Primeiramente, é preciso entender como acontece o contágio da gripe e resfriado. Por serem infecções virais, as doenças são transmitidas por vírus - o Influenza causa a gripe e o rinovírus o resfriado. O que leva alguém a desenvolver gripe e resfriado é ter contato direto ou indireto com as secreções de uma pessoa infectada ou com os aerossóis de pequenas partículas do vírus.1 Ou seja, a ideia de que é possível pegar gripe e resfriado a partir da exposição a baixas temperaturas ou roupas molhadas não passa de um mito.

O que se pode fazer para evitar gripe e resfriado é adotar bons hábitos no dia a dia que diminuem a chance de contágio, principalmente durante os meses mais frios do outono e do inverno, que é a época em que o rinovírus e o Influenza mais circulam.1 A principal medida preventiva, chamada de prevenção primária, é manter o distanciamento de pessoas que estejam doentes. O paciente infectado deve evitar ficar próximo de grupos vulneráveis, como bebês menores de três meses e imunodeprimidos. A atenção deve ser redobrada em lugares de muito contato, como o trabalho e a escola.2

O outro cuidado é com a higiene: é importante manter as mãos sempre limpas por causa das secreções que carregam os vírus.2 Essas são formas de evitar não apenas gripe e resfriado, mas também outras infecções virais que afetam o sistema respiratório. Vale lembrar que, para o combate à gripe, também existe a vacina anual, que é a melhor forma de prevenção.1

Aprenda como lavar as mãos corretamente

Por ser algo rotineiro, todos nós sabemos a forma certa de lavar as mãos, certo? Na verdade, não. A maneira correta e eficiente de higienizar as mãos é mais longa e detalhista do que a versão que a maioria das pessoas faz no dia a dia. De acordo com um manual sobre como lavar as mãos feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo deve durar em torno de 40 a 60 segundos e é dividido entre os seguintes passos:

    1) Molhe as mãos com água corrente;
    2) aplique sabão em quantidade suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
    3) esfregue as mãos de palma a palma;
    4) esfregue a palma direita sobre o dorso esquerdo com os dedos entrelaçados e vice-versa;
    5) esfregue palma com palma com dedos entrelaçados;
    6) esfregue o dorso dos dedos nas palmas opostas com os dedos entrelaçados;
    7) esfregue com movimentos circulares o polegar esquerdo na palma da mão direita e vice-versa;
    8) enxágue as mãos com água corrente;
    9) seque bem as mãos em uma toalha ou papel limpo;
    10) use a toalha ou o papel para fechar a torneira;
    11) agora suas mãos estão limpas!3

MAT-BR-2103688