Pegar chuva tem alguma coisa a ver com gripe e resfriado? Descubra!

Tomar um banho de chuva pode ser desagradável para algumas pessoas, mas será que é uma das causas da gripe e do resfriado? Para de fato ficar doente, é preciso entrar em contato com o vírus da gripe ou do resfriado, o que não ocorre pelo simples ato de tomar chuva1. Por outro lado, o clima chuvoso pode acabar facilitando a propagação do vírus.

Segundo um estudo feito por diversas universidades dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (NIH) do país, vírus como o da gripe se propagam com mais facilidade em climas frios e secos, ou úmidos e chuvosos2. Mas por que isso ocorre? Entenda!

Por que gripes e resfriados são mais prevalentes no outono e inverno?

O motivo mais frequentemente apontado para a maior prevalência de gripes e resfriados no outono e no inverno é o fato de que as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados quando o clima está mais frio ou chuvoso. Assim, entram em contato com indivíduos que portam o vírus e acabam se contaminando com mais facilidade3.

Outras hipóteses também foram levantadas pelos cientistas. O estudo feito nos Estados Unidos propôs que a umidade pode ser um fator para maiores taxas de transmissão da gripe, pois o vírus teria maior capacidade de sobreviver e de ser transmitido devido às condições do ar provocadas pela própria umidade em locais de alta latitude, mais distantes da Linha do Equador2.

A ocorrência de muitas chuvas também favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, o que, por sua vez, aumenta o potencial de transmissão de viroses, desta vez em locais de baixa latitude. No entanto, em locais de média latitude, a pesquisa não chegou a conclusões definitivas2.

Outro estudo, publicado pela Sociedade Americana para a Microbiologia em 2014, também concluiu que a umidade e a temperatura são fatores que podem afetar as epidemias de gripe. Experimentos utilizando cobaias mostraram que a eficiência da transmissão de gotículas respiratórias é mais alta em certos períodos do ano4.

Conheça os principais sintomas da gripe e do resfriado

A gripe e o resfriado são doenças com sintomas similares, mas causadas por vírus diferentes. A primeira é causada pelo vírus Influenza e seus sintomas geralmente ocorrem de forma repentina, como febre, calafrios, tosse seca, dor de garganta, congestão nasal ou coriza e cansaço. Dores abdominais, náuseas, diarreias e fotofobia também são sintomas da gripe, mas surgem em menor frequência1. Já o resfriado é causado geralmente pelo rinovírus, provocando sintomas como corrimento nasal, nariz entupido e tosse5.

A gripe e o resfriado são transmitidos por meio de gotículas expelidas pela pessoa doente ao falar, espirrar ou tossir. Ao respirar essas partículas presentes no ar, ou ao tocar uma superfície contaminada, outra pessoa pode se contaminar e ficar doente1.

MAT-BR-2100241