Ouvido entupido: A gripe pode causar esse sintoma?

A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza e que pode deixar o ouvido entupido1. Isso acontece porque uma infecção viral pode favorecer o transporte de bactérias comuns na faringe em direção ao ouvido, provocando uma infecção conhecida como otite média, uma das doenças mais comuns entre as crianças2.

A infecção no ouvido acontece devido ao acúmulo de líquido na tuba auditiva nos indivíduos com gripe. Isso porque a tuba, também chamada de trompa de Eustáquio, conecta o ouvido médio à parte superior da garganta e à parte superior do nariz. Portanto, infecções no trato respiratório ou episódios de rinite, que geram acúmulo de muco no sistema respiratório, têm o potencial de “entupir” a trompa de Eustáquio, podendo ocasionar otite e autofonia1 3.

A gripe é uma das principais causas responsáveis pelo aparecimento de otite em crianças

O pico de incidência da infecção de ouvido em crianças ocorre entre os primeiros 6 e 15 meses de vida. Após os 5 anos, a taxa de incidência cai rapidamente. A gripe é responsável por 30% dos casos de otite em crianças, e raramente adultos sofrem com essa infecção ao longo da vida4. Esse quadro de incidência cai de acordo com a maturação da tuba auditiva e de seus músculos adjacentes, que favorecem a ventilação do local e dificultam o acúmulo de fluido5.

Qual é o tratamento adequado em caso de ouvido entupido?

O tratamento adequado para cada paciente vai depender da causa da disfunção. Nesse sentido, cada médico deve guiar o tratamento de forma individualizada conforme as necessidades de cada indivíduo. Em casos de quadros desencadeados por crises alérgicas, é comum que as prescrições médicas incluam antialérgicos e medicação corticosteróide nasal, por exemplo5.

É importante procurar ajuda médica ao perceber o ouvido entupido, já que os sintomas decorrentes de complicações na tuba auditiva quando o problema não é tratado incluem otite média crônica, retração do tímpano e perda auditiva condutiva5 Além disso, em estágios avançados, a otite pode prejudicar estruturas próximas ao ouvido6.

MAT-BR-2101236