O repouso é um bom remédio para gripe?

Aos primeiros sinais de coriza, dor no corpo e febre, algumas pessoas já começam a busca pelo melhor remédio para gripe. O uso de medicamentos adequados prescritos por um médico é uma boa forma de aliviar os desconfortos dessa infecção viral, principalmente quando há febre alta. Entretanto, outras boas práticas também são grandes aliadas para a garantia do bem-estar e da melhora dos sintomas de gripe 1 2 3. Continue lendo para saber mais sobre o papel do repouso em cama na recuperação!

A importância dos tratamentos não medicamentosos

Sintomas como dor no corpo e febre alta causam muito desconforto. Por isso, a garantia do bem-estar é essencial para o sucesso do tratamento da infecção. O repouso e a ingestão de uma quantidade adequada de líquidos são altamente recomendados. Parte da literatura médica defende, inclusive, que pacientes saudáveis com quadros leves de gripe sequer precisam se medicar. Nesses casos, apenas as boas práticas de descanso e hidratação seriam suficientes para a cura da infecção viral.2 3.

Além do alívio das dores e de outros sintomas de gripe, repouso em cama deve ser ainda mais encorajado devido ao senso de comunidade. Ficar em casa ajuda a frear a transmissão do Influenza, um vírus altamente contagioso, para outras pessoas em ambientes de muito convívio social, como o trabalho e a escola2.

Qual o melhor remédio para gripe?

A todo momento estão sendo conduzidas pesquisas sobre novas formas de tratamento para essa infecção viral, já que a alta capacidade de mutação do vírus Influenza dificulta a invenção de um remédio para gripe que seja eficaz por um longo período1. Por isso, a importância da vacinação anual é enfatizada. A vacina deve ser tomada por todos e é a melhor forma de prevenção da gripe1 2.

Atualmente, os antipiréticos são os medicamentos mais indicados para o tratamento da gripe moderada em pacientes fora do grupo de risco e sem necessidade de internação hospitalar. Deve-se alertar que a prescrição de antivirais e antibióticos como remédio para gripe é considerada imprópria. Estes medicamentos devem ser usados somente quando um quadro preocupante de gripe se desdobra em complicações secundárias, como infecções bacterianas1 2 3.

Quais são os principais sintomas de gripe?

A gripe é uma doença autolimitada e menos frequente que o resfriado, mas chama atenção por seus sintomas. O vírus atinge o sistema respiratório, provocando febre alta, calafrios, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, fraqueza e, em alguns casos, até diarreia1. Náuseas e vômitos também são sintomas de gripe2.

MAT-BR-2100488