Gripe e indisposição: 10 dicas para cuidar dos pequenos

A gripe e a indisposição costumam caminhar juntas. Esse cenário acende o alerta vermelho dos pais e cuidadores, afinal, poucas coisas preocupam e partem tanto o coração quanto ver suas crianças doentes, com aquele mal-estar e todos os demais sintomas da gripe1.

Pensando em trazer conforto e informação para quem busca sempre o melhor para seus pequenos, preparamos esse conteúdo que explica a relação entre gripe e indisposição: por que será que o vírus influenza faz as crianças vivenciarem essa sensação ruim?

Depois que entender o que acontece dentro do organismo delas quando estão gripadas e descobrir quanto tempo gripe e indisposição devem durar, siga com a leitura para obter dicas preciosas para melhorar os sintomas relacionados e levar mais bem-estar às crianças nesses dias difíceis.

Por que a gripe causa indisposição?

Os sintomas da gripe ou resfriado, como a indisposição, costumam ser causados pela resposta imune do sistema de defesa das crianças, que é acionado para combater o vírus causador da doença1.

Quando esse inimigo entra pelas vias respiratórias, o organismo reage com uma série de mecanismos complexos que desencadeiam um processo inflamatório na tentativa de expulsar o invasor1.

Durante essa missão, que demanda bastante energia do corpo, os pequenos acabam experimentando sintomas como febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e indisposição, além de outros sinais típicos da gripe que os deixam amuados1.

Dentro desse cenário, vale destacar também que o sistema imunológico das crianças amadurece gradualmente durante a infância. Por conta disso, elas tendem a ser naturalmente mais frágeis na luta contra as infecções virais — o que pode torná-las ainda mais sensíveis aos diversos sintomas2.

Quanto tempo dura a indisposição da gripe?

Embora os principais sintomas da gripe melhorem entre três e cinco dias, a criança pode se sentir indisposta e apresentar tosse por até duas semanas, em média3. A indisposição da gripe é algo chato mesmo.

Ainda que quadros mais leves possam ser tratados em casa, é preciso atentar-se aos sinais de maior gravidade da gripe. Quando os sintomas começam a piorar em vez de melhorar, o que pode incluir tosse com catarro, dificuldade para engolir, sonolência e irritação (mesmo depois que a febre passa), é hora de buscar o pediatra para investigar possíveis complicações3.

Como melhorar a indisposição da gripe?

Já que a gripe dá indisposição1, nada mais importante nesse momento do que conhecer as melhores estratégias para aliviar esse sintoma que esgota as crianças.

Veja o que fazer quando seu pequeno se sentir indisposto e com o corpo cansado devido a essa infecção viral:

1. Dormir bem melhora indisposição

É durante o sono que o sistema imunológico tem a chance de lutar melhor contra a gripe e a indisposição. Isso porque, quando a criança está acordada, sua energia e os processos metabólicos do corpo são direcionados às atividades diárias, como falar, andar e raciocinar4.

E crianças doentes costumam mesmo se sentir muito cansadas. Por isso, incentive o repouso e cochilo sempre que for necessário5, e só as mande para a escola quando estiverem melhores da gripe, indisposição e outros sintomas6.

Leia também: Dormir pouco faz mal?

2. Manter o ambiente arejado também é fundamental

A casa precisa de uma boa circulação de ar, mas não a ponto de tornar o ambiente gelado. Manter os cômodos muito quentes também não é uma boa ideia, pois pode deixar os pequenos ainda mais desconfortáveis5.

3. É preciso oferecer bastante líquido para a criança indisposta

A água é como um santo remédio, já diria a sabedoria popular. Ingerir o líquido ajuda a regular a temperatura do corpo e evita a desidratação, o que pode ocorrer em quadros de febre, diarreia, vômito e perda de apetite provocados pela gripe7.

Se o pequeno indisposto também estiver com o nariz ruim, saiba que a água favorece a diminuição da irritação local ao tossir, espirrar e respirar7.

4. Febre, dor de cabeça e indisposição? Considere o uso de medicações

A febre em crianças costuma dar as caras quando elas estão gripadas, e sua temperatura corporal pode atingir níveis mais altos que a dos adultos8. Dores no corpo, inclusive na cabeça, também podem aparecer8,9.

Nesses casos, você pode recorrer aos analgésicos e antitérmicos, medicamentos que ajudam a controlar o quadro9.

Novalgina Solução Oral 50mg/mL tem sabor de framboesa e acompanha uma seringa dosadora para facilitar o trabalho dos pais e cuidadores na hora de dosar o medicamento. Graças à ação da dipirona monoidratada presente na fórmula, é indicada justamente como analgésico e antitérmico10.

Com isso, é possível baixar a febre e amenizar as dores que podem aparecer junto com a gripe11.

Esse medicamento pode ser usado a partir dos três meses de idade10.

5. Banhos mornos podem trazer conforto para quem está indisposto

Banhar a criança com gripe e indisposição numa temperatura morna traz bem-estar e, em casos de febre, ajuda a baixar cerca de 1ºC até o próximo horário da medicação12.

Já o banho gelado não é indicado: esse resfriamento baixa muito rápido a temperatura da criança com febre e, como resposta, o centro de regulação térmica do corpo acaba produzindo mais calor, provocando novamente o aumento da temperatura12.

Você também pode gostar de saber: Por que não é recomendado baixar a febre com álcool?

Criança brincando na banheira durante um banho morno

Dicas para lidar com crianças indispostas (se é ruim pros adultos, imagina para elas!)

Sabemos que cuidar de crianças com gripe e indisposição não é tarefa fácil. Para tornar essa missão mais leve, separamos algumas dicas que ajudam a lidar com elas de forma mais tranquila nesse momento:

1. Escuta ativa

É sempre importante ouvir as crianças e entender as necessidades delas. Se elas disserem que não precisam ficar deitadas na cama, por exemplo, provavelmente não precisam mesmo. Tente não forçá-las a nada5.

2. Distrações para divertir a criança

Fazer atividades leves junto com as crianças, como contar histórias e brincar com jogos, são atos simples, mas cheios de carinho que mostram parceria não só na saúde como também na doença. Seja a melhor companhia para o seu pequeno que está doente e indisposto!5.

3. Conforto

Mostre que você está por perto e pronto para dar apoio sempre que necessário. Ofereça um cobertor para aconchegar a criança5, ou, se ela estiver febril, troque-o por um lençol mais fino para o organismo conseguir liberar o excesso de calor da febre6.

4. Paciência com a alimentação da criança indisposta

No primeiro dia da gripe, ainda mais se houver febre, os pequenos podem ficar sem apetite e se recusarem a comer. Por mais que seja difícil, tente não se preocupar tanto. Já no dia seguinte, comece a tentar atraí-los com porções pequenas de alimentos que eles gostem e sejam nutritivos5,6.

5. Transparência na hora de dar remédio

O momento de medicar a criança (quando necessário) pode ser desafiador13, especialmente quando, além de ter gripe e indisposição, ela está muito agitada ou irritada.

Mas você pode fazer isso com jeito e, num primeiro momento, abrir o diálogo para que ela explique por qual motivo não quer tomar a medicação e o que você pode fazer para tornar essa experiência menos estressante para ela13.

Além disso, é interessante que a criança entenda a importância do uso desse remédio. Tente esclarecer essa necessidade num tom de voz calmo, mas firme, sem que a assuste ou a faça sentir que está te decepcionando13.

Lembre-se que a gripe e indisposição passam, mas o cuidado fica! :).

junho/2023 - MAT-BR-2301919

Referências bibliográficas:
  1. Eccles R. Mechanisms of Symptoms of Common Cold and Flu. Nature Public Health Emergency Collection. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-7643-9912-2_2.pdf. Acesso em 13 de abril de 2023.
  2. Simon AK, Hollander GA, McMichael A. Evolution of the Immune System in Humans from Infancy to Old Age. Proceedings of the Royal Society B. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4707740/. Acesso em 13 de abril de 2023.
  3. Faculdade de Medicina - UFMG. Saiba o que Fazer em Caso de Sintomas Gripais em Crianças. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/professora-da-medicina-ufmg-orienta-sobre-cuidados-em-caso-de-sintomas-gripais-em-criancas/. Acesso em 13 de abril de 2023.
  4. Instituto do Sono. Qual é a Relação Entre Sono e Imunidade? Saiba Mais Sobre o Assunto. Disponível em: https://institutodosono.com/artigos-noticias/qual-e-a-relacao-entre-sono-e-imunidade-saiba-mais-sobre-o-assunto/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  5. National Health Service UK. Looking After a Sick Child. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/baby/health/looking-after-a-sick-child/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  6. Governo de Manitoba - Canadá. Caring for a Children with Influenza (The Flu). Disponível em: https://www.gov.mb.ca/health/publichealth/factsheets/caringforchild_flu.pdf. Acesso em 14 de abril de 2023.
  7. Canadian Digestive Health Foundation. The Importance of Staying Hydrated: General Hydration and Virus Recovery. Disponível em: https://cdhf.ca/en/the-importance-of-staying-hydrated-general-hydration-and-virus-recovery/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  8. Ministério da Saúde. Gripe (Influenza). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em 14 de abril de 2023.
  9. Vida Saudável - Hospital Israelita Albert Einstein. Entenda os 5 Sintomas da Gripe e Quando Procurar um Médico. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/sintomas-da-gripe/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  10. Bula Novalgina Solução Oral 50mg/mL. Disponível em: https://www.novalgina.com.br/produtos/infantil/solucao-oral/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  11. Ferreira TR, Lopes LC. Analysis of Analgesic, Antipyretic, and Nonsteroidal Anti-inflammatory Drug Use in Pediatric Prescriptions. Jornal de Pediatria. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/8tJX88QVKJpf46zMVpgBWHB/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  12. Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará. Pediatra do HRN Alerta para Cuidados com a Saúde das Crianças no Período Chuvoso. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2023/03/16/pediatra-do-hrn-alerta-para-cuidados-com-a-saude-de-criancas-no-periodo-chuvoso/. Acesso em 14 de abril de 2023.
  13. Oxford University Hospitals. Tips to Help Your Child to Take Medicine. Disponível em: https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/11990Pmedicine.pdf. Acesso em 14 de abril de 2023.