Ficar com as roupas úmidas após uma chuva pode favorecer um resfriado?

Após tomar um banho de chuva gelado, tirar as roupas molhadas e secar bem o corpo é o conselho de praxe que quase todo mundo já deve ter ouvido na infância. O motivo é evitar ficar doente. Mas, será que usar peças úmidas realmente pode favorecer o aparecimento dossintomas de resfriado? Continue lendo este artigo para esclarecer esta dúvida!

Um banho de chuva pode causar resfriado?

O simples fato de tomar um banho de chuva e manter as roupas molhadas no corpo não provoca um resfriado. A condição é geralmente causada pelo rinovírus, transmitido por meio de gotículas expelidas pela pessoa infectada ao falar, espirrar ou tossir1. Ao respirar essas partículas presentes no ar, ou ao tocar uma superfície contaminada e levar às gotículas à boca, ao nariz ou aos olhos, outra pessoa pode se contaminar e ficar resfriada.

Assim, para ficar doente, é preciso obrigatoriamente entrar em contato com o vírus causador do resfriado. Irritação na garganta, espirros, coceira no nariz, congestão nasal e febre são os principais sintomas de resfriado, que podem ser mais intensos em crianças com menos de cinco anos de idade2.

Usar roupas molhadas traz algum prejuízo para o organismo?

Se você não entrar em contato com o vírus do resfriado, não ficará doente, mesmo se passar horas usando roupas molhadas após um banho de chuva. Isso não significa que esta atitude não faz mal à saúde.

Estudos em animais demonstraram que a exposição ao frio pode induzir mudanças no sistema imunológico. Quando a imunidade cai, ficamos mais suscetíveis a ficar doentes se entrarmos em contato com vírus causadores de gripes ou resfriados. Com a imunidade fraca, os sintomas podem ser mais fortes e o quadro pode demorar mais para ser curado. Vale ressaltar, no entanto, que em muitos desses estudos, os animais foram submetidos a períodos prolongados de exposição ao frio3.

Como se prevenir de um resfriado?

A melhor forma de prevenir os sintomas de resfriado é manter a higiene: lavar as mãos com frequência e evitar tocar o nariz e a boca em locais públicos são medidas essenciais4. Além disso, é importante manter a imunidade fortalecida e, para isso, ter uma alimentação nutritiva, com destaque para a vitamina C e o zinco, e se hidratar são passos importantes5. Cuide-se bem para evitar o resfriado!

MAT-BR-2101236