Febre: temperatura pode variar sozinha durante o dia?

A febre é uma forma do corpo de emitir um sinal de alerta, uma maneira de dizer que algo está errado. No entanto, antes de tomar um antitérmico, é preciso saber melhor sobre qual é considerada a temperatura normal do corpo e saber identificar qual é a temperatura para febre. Você sabia que o corpo naturalmente oscila de temperatura ao longo do dia?1 Confira!

Como a temperatura normal do corpo muda com o passar das horas

Em todos nós, a temperatura normal do corpo varia organicamente durante o dia. É a chamada variação circadiana. A temperatura é mais baixa na madrugada, por volta das 3 horas, e pela manhã, atingindo o pico máximo no fim do dia, às 17h, e no início da noite. Essa diferença é de 0,5ºC aos seis meses de vida, se acentua a partir dos dois anos e fica ainda maior aos seis anos, variando entre 0,9ºC e 1,1ºC1

A variação circadiana é um dos motivos pelos quais a literatura médica encontra dificuldades para definir qual é a verdadeira temperatura normal do corpo e estabelecer qual é a temperatura para febre, tanto em adultos quanto em crianças. Uma outra variável importante é a idade, como se pode notar pelas nuances dentro da própria variação circadiana. Na prática, isso significa que não é possível definir uma só temperatura normal do corpo, mas sim uma faixa de variações dentro do padrão1.

Também vale lembrar que o método de aferição afeta o número mostrado: a temperatura da boca é maior que a da axila e ambas são menores que a do reto, por exemplo. Ao usar o termômetro axilar, você verá a temperatura oscilar entre 36,5ºC pela manhã e 37,2ºC à tarde1.

Como saber quando estou com febre?

A noção de que a temperatura normal do corpo está dentro de um espectro reflete diretamente na afirmação de qual é a temperatura para febre. Essa é outra dificuldade encontrada pelos especialistas da área1. Parte acredita que a febre em adulto começa acima dos 37ºC, enquanto outra ala defende que a temperatura para febre deve ser considerada apenas a partir dos 38,3ºC2.

A recomendação atual diz que a febre somente deve ser tratada a partir dos 38,2ºC para amenizar o desconforto3. Isso se deve, em parte, ao fato de que existem evidências de que o sintoma estimula o funcionamento das defesas do corpo humano e de que não costuma provocar riscos à saúde. Quando é necessário combater a febre, o tratamento é feito com um antitérmico, mas sempre depois de receber orientação médica1 3.

MAT-BR-2100626