Febre que vai e volta: o que pode ser?

A febre é uma das principais queixas nos consultórios médicos: estima-se que entre 20% a 30% das consultas pediátricas tem o aumento excessivo da temperatura corporal como maior preocupação.1 A febre tem alguns padrões de variação e os mais estudados são: contínua, recorrente, febrícula e a febre intermitente. Este último é o tipo que conhecemos como febre que vai e volta.2 Ficou curioso com o tema? Continue a leitura deste artigo! Vamos explicar as causas da febre que vai e volta e como é possível controlá-la

Febre intermitente: o que é e quais são as causas?

A febre intermitente se caracteriza por períodos de febre intercalados com períodos em que o corpo humano está com sua temperatura dentro do padrão. Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas.2

Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose. Infecções piogênicas (que provocam formação de pus na pele) e linfomas, como o raríssimo Hodgkin, também são condições que têm a febre que vai e volta como um de seus sintomas.2.

Qual o tratamento recomendado para a febre?

Ao perceber um caso de febre intermitente, é importante procurar auxílio médico para descobrir a causa do sintoma e, se for necessário, iniciar seu tratamento. Para o manejo da febre, o especialista poderá indicar o uso de antitérmicos e anti-inflamatórios não hormonais, por exemplo, com o objetivo de diminuir o desconforto causado pela febre.3.

Existem ainda algumas recomendações importantes. Deve-se usar roupas leves e manter o ambiente ventilado, deve-se beber bastante água ou outro tipo de líquido e incentivar as crianças com febre a se hidratar. Métodos físicos para baixar a febre, como banhos e compressas com água gelada, devem ser evitados porque causam mais desconforto e podem provocar calafrios, mecanismo utilizado pelo corpo para aumentar a temperatura.3.

MAT-BR-2104025