Febre em bebê de 1 ano: quais são as principais causas?

A febre é um sintoma recorrente no período infantil, principalmente em crianças muito pequenas, tornando-se um motivo de preocupação recorrente dos pais devido às possíveis complicações.1 Por isso, médicos recomendam que a observação dos pequenos seja mais intensa, para reduzir possíveis riscos de febre em bebê de 1 ano.2 No entanto, o que causa a febre em bebê de 1 ano? Confira abaixo!

Quais são as causas da febre em bebê de 1 ano?

Segundo a pediatra Andréa Colpas, os sinais iniciais em bebê com febre estão associados ao vírus da gripe e do resfriado. Por isso, os pais devem tomar cuidado com as infecções. "A febre em lactentes acontece principalmente por causa das infecções respiratórias agudas, sendo as virais (resfriados comuns, faringites) com predominância três vezes maior que as bacterianas (pneumonia, otite média aguda e depois a sinusite), além das gastroenterites virais (vômitos e diarreia) como causas de febre em bebês e crianças", explica.

A otite, uma infecção no ouvido médio que pode ser viral ou bacteriana, também pode ser destacada como uma causa bastante comum de febre nessa faixa etária, parte pelo canal auditivo ainda estar em formação, parte pelo sistema imunológico menos desenvolvido em bebês.3

A febre em bebês, assim como em adultos, é uma reação do organismo ao contato com "invasores". "A febre geralmente ocorre quando a criança entra em contato com algum antígeno (vírus, bactéria ou algum outro fator imunológico), mas o sistema da criança produz substâncias visando combatê-las", acrescenta a profissional.

Como baixar a febre em bebê de 1 ano?

O acompanhamento médico em bebê com febre é a atitude mais adequada para preservar antecipadamente a saúde. "Se a febre persistir, suba à temperatura elevada ou aumente sua frequência, o pediatra deve ser acionado. Em bebês que tenham história de convulsões febris, o cuidado deve ser mais intenso e medidas mais severas são ofertadas nessa situação", recomenda a pediatra.

Médica entrevistada - Dra. Andrea Colpas
CRM: 52603390

MAT-BR-2104832