Febre alta: em quanto tempo um antitérmico começa a baixar a temperatura?

Quando a temperatura do corpo começa a subir, principalmente acima dos 39ºC, a febre alta pode provocar mal-estar e derrubar a disposição. Nesses casos, o que fazer para baixar a febre? O uso do antitérmico pode ser recomendado pelo médico para melhorar o quadro geral do paciente1. Mas, quanto tempo demora para um antitérmico fazer efeito e abaixar a febre alta? Quando o seu uso é realmente necessário? Confira!

Quanto tempo demora para a temperatura baixar?

Os princípios ativos mais utilizados para controlar a febre alta são a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol. A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois. Já o paracetamol começa a agir entre 15 e 30 minutos após o consumo2 3 4. Vale lembrar que o uso de antitérmicos para controlar a febre alta deve ser feito seguindo a bula e sob a recomendação de um médico.

Quando usar antitérmicos para baixar a febre alta?

A temperatura normal do corpo varia de 36,5ºC a 37,2ºC. Valores acima são considerados como temperatura de febre. Além disso, quando ultrapassa os 39,5ºC, a febre já é considerada alta1. Ainda que a febre seja uma reação normal do organismo à invasão de agentes invasores, como vírus e bactérias, a temperatura muito alta pode ser perigosa: há risco de provocar danos às células e, em casos graves, de gerar danos aos órgãos e ao corpo1 5.

O uso de antitérmicos é um dos tratamentos mais comuns para a febre alta. No entanto, é preciso tomar cuidado com a automedicação, já que segundo consenso médico, tais medicamentos só devem ser utilizados quando a pessoa está prostrada, com prejuízo ao sono e à alimentação, por exemplo6. É importante também reforçar a ingestão de líquidos, como água e sucos, já a febre aumenta a perda de água por meio da transpiração e da falta de apetite1 2.

Não deixe de consultar o médico antes de utilizar qualquer medicamento. Veja, também, quais são as recomendações específicas para o seu caso, já que a febre é um sintoma de vários problemas de saúde. Procure a orientação correta!

MAT-BR-2101236