Existe algum chá bom pra gripe?

Estudos apontam a eficiência de alguns chás como aliados no tratamento de doenças. Os compostos de catequina presentes nos chás verdes, por exemplo, desempenham uma função importante na prevenção da gripe e do resfriado, além de aumentarem a imunidade contra outras infecções virais.2

O tradicional uso de plantas nas medicinas chinesa e hindu vem ganhando espaço nas práticas difundidas pela medicina ocidental. Nesse contexto, observa-se que frequentemente algumas ervas são comercializadas com propostas de cura sem existir eficácia comprovada1. Por outro lado, há ervas com propriedades farmacológicas atestadas em estudos científicos e que podem ser utilizadas, por exemplo, no preparo de um chá caseiro pra gripe.

Quando os chás podem ser benéficos para gripe e resfriado

A otorrinolaringologista Fernanda Held alega que, em casos virais onde não há indicação medicamentosa específica, os chás podem ajudar no alívio sintomático de alguns sintomas, como dores de cabeça e congestões nasais. Ela também alerta para uma conduta necessária a ser tomada em casos extremos: “Quando a gripe e outras viroses respiratórias atingem o organismo de forma grave, os chás caseiros não devem substituir a prescrição médica. Eles devem ser coadjuvantes ao tratamento tradicional”, afirma.

Limão é útil no preparo de um chá bom pra gripe

Além do chá verde, há evidências de que infusões com alimentos ricos em vitamina C também oferecem benefícios imunológicos relevantes, melhorando a recuperação de um resfriado3. Segundo Dra. Fernanda, a mistura de limão com alho e mel é uma excelente opção de chá caseiro pra gripe e resfriado. Isso porque além do limão ser rico em vitamina C, o alho possui efeitos antivirais e o mel atua como anti-inflamatório e tem um efeito fluidificante nas secreções, de acordo com a médica.

Para prevenir infecções virais, a otorrinolaringologista destaca ainda que chás com ingredientes ricos em zinco e ácido ascórbico já tiveram sua eficácia comprovada. “O ideal é o consumo regular, diariamente”, sugere.

MAT-BR-2004444