A gripe pode causar dor de cabeça e tontura?

A gripe é bem comum, e de acordo com a OMS, a doença atinge aproximadamente um bilhão de pessoas ao redor no mundo a cada ano. Ainda que a congestão nasal seja o sintoma de gripe mais associado ao quadro, a infecção do vírus Influenza causa uma série de outros problemas pelo corpo1. É comum ficar com febre? Dor de cabeça e tontura podem ser um sintoma de gripe? Descubra abaixo!

Dor de cabeça é um sintoma de gripe comum

Sabe a sensação de ter ficado gripado ''do nada''? O sintoma de gripe é causado pela replicação viral no organismo e tem o início repentino como principal característica. Os principais sintomas da gripe são febre, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal, tosse seca, dor muscular, mal-estar e calafrios.1 2 Desconfortos gastrointestinais, como diarreia, náusea e vômito são manifestações mais incomuns1. A maioria deles dura de cinco a sete dias, mas a tosse, fadiga e fraqueza podem perdurar por até 14 dias2

Tontura e dor de cabeça podem estar associadas

Como você pôde observar, a tontura não está listada como um sintoma de gripe. Entretanto, a tontura, definida como um desequilíbrio ou instabilidade corporal, está relacionada à dor de cabeça em cerca de 3,2% da população3. Além disso, a fadiga e fraqueza, naturalmente associados ao quadro viral2, podem ser confundidos com uma tontura, já que tem efeitos deletérios sobre a movimentação do corpo.

Tratamento da gripe é focado no alívio dos sintomas

Em adultos saudáveis, a gripe costuma ser autolimitada e não apresenta muitos riscos. O tratamento nesses casos é paliativo, ou seja, focado nos sintomas e inclui antipiréticos, ficar hidratado, repouso e ausência do trabalho ou escola durante o período infeccioso (até 24h depois do fim da febre) para evitar a transmissão do vírus. A vacina é a principal forma de prevenção1.

Ainda que seja uma doença comum e sem grandes complicações para muitos, a gripe pode gerar complicações em pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e pacientes com histórico de doenças renais, cardíacas e respiratórias2. Quadros de gripe com complicações apresentam mortalidade mais elevada em todas as faixas etárias, com destaque para bebês com até 6 meses de idade1, por isso, o acompanhamento médico nesses casos é fundamental.

MAT-BR-2101028